23.9 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de dezembro, 2025

Três manifestantes anti-Otan enfrentam acusações de terrorismo

Internacional – 20/05/2012 – 10:05

Três manifestantes anti-Otan presos durante uma incursão tarde da noite, dias antes do começo da cúpula que reúne representantes de 60 países, foram acusados de terrorismo por posse de explosivos, segundo informações dadas pela policia e pelos seus advogados, neste sábado.

Entretanto, defensores dos três homens presos na noite de quarta-feira numa residência no bairro de Bridgeport, em Chicago, contestaram as acusações e disseram que a policia confundiu material para fazer cerveja com explosivos.

O Departamento de Policia de Chicago disse que os homens foram acusados na sexta-feira de conspiração para cometer terrorismo, fornecimento de apoio material para o terrorismo e por posse de um artefato explosivo incendiário. Eles foram os únicos acusados em um grupo de nove pessoas que foram presas ao mesmo tempo.

“As acusações são ridículas. O CPD (Departamento de Polícia de Chicago) não sabe a diferença entre material para cerveja artesanal e um coquetel molotov,” disse Natalie Wahlberg, uma integrante do grupo Occupy Chicago que protesta contra a desigualdade de renda.

A National Lawyers Guild – um grupo de advogados voluntários que representam os manifestantes, disse que a polícia “arrombou portas com armas na mão e fez buscas em residências sem um mandado judicial ou consentimento dos moradores”, de acordo com um comunicado postado na página do grupo, no Facebook.

O departamento de policia se recusou a comentar os detalhes da incursão realizada por uma unidade de investigação especial.

Milhares de seguranças foram mobilizados para controlar as manifestações na semana que antecedeu a cúpula da Otan que começa domingo. O presidente Barack Obama e representantes de cerca de 60 países vão discutir a guerra no Afeganistão e outras questões de segurança internacional.

Autoridades policiais não confirmaram a origens dos homens presos para a Reuters. A audiência de fixação de fiança para os três acusados foi marcada para a tarde de sábado.

Fonte: Reuters

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Morre o advogado três-lagoense Luiz Carlos de Castro Pinto

Filho do ex-prefeito Júlio Mário Abott de Castro Pinto e Nelly Castro Pinto, faleceu na manhã desta terça-feira, 23.

Músico transforma dor em música e escolhe Três Lagoas para recomeçar

Marcelo Serralva contou como uma agenda de trabalho se transformou em um capítulo definitivo de sua vida após a esposa sofrer um AVC Marcelo Serralva...

Três Lagoas confirma caso de Gripe K; MS já soma 12 registros

Maioria dos pacientes é criança menor de 10 anos; Secretaria de Saúde reforça alerta e medidas de prevenção Mato Grosso do Sul confirmou, nesta segunda-feira...