20.4 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de dezembro, 2025

Coordenador Estadual de Defesa Civil fala sobre decreto de emergência devido à seca em MS

Na manhã desta quinta-feira (15) o programa Linha Direta com a Notícia recebeu como convidado o Coordenador Estadual de Defesa Civil Tenente Coronel QOBM Fabio Santos Coelho Catarineli. o tema da entrevista foi a falta de chuva e queimadas, que fizeram o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul decretar emergência.

Segundo Catarineli, o decreto de emergência foram com base na estiagem, nos incêndios florestais e na seca. “A estiagem vem tem como consequência a seca, e tem impactado diretamente na agricultura, na baixa do nível dos rios e no aumento de biomassa que gera os incêndios”, disse.

Ele também lembrou o alerta de emergência hídrica para a região hidrográfica da bacia do Rio Paraná que foi emitido pelo SNM (Sistema Nacional de Meteorologia ), incluindo Mato Grosso do Sul. A previsão é que para os meses de julho a setembro haja registro de chuvas entre 40% a 50% abaixo da média no Estado.

Os decretos também consideram o IIS (Índice Integrado de Seca) publicado em junho pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), que indica condição de seca moderada a extrema no bioma Pantanal e em grande parte de Mato Grosso do Sul.

Para assistir a entrevista completa, basta acessar o Facebook da Rádio Caçula ou clicar AQUI.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Confraternização da Rádio Caçula

A equipe da Rádio Caçula se reuniu na última terça-feira, dia 16, no tradicional Espetinho do Guina, para celebrar o encerramento de mais um...

Polícia Civil esclarece furto de joias e recupera bens em Três Lagoas

Investigação da 1ª DP identificou a autora do crime ocorrido no bairro Interlagos, localizando a maior parte dos produtos levados.

OAB de Três Lagoas celebra 52 anos de história e fortalecimento da advocacia no Bolsão

Subseção que atende Três Lagoas, Brasilândia e Selvíria comemora mais de meio século de atuação, destacando defesa das prerrogativas, crescimento institucional e protagonismo regional.