31.7 C
Três Lagoas
domingo, 5 de maio, 2024

Japão lança primeiro satélite comercial

Internacional – 18/05/2012 – 10:05

Brasília – O Japão concluiu hoje (18) o lançamento bem-sucedido do primeiro satélite comercial. A iniciativa faz com que a ilha fosse incluída no grupo de países que já lançaram satélites comerciais, assim como a Rússia e alguns europeus. O foguete H-2A, com custo aproximado de US$ 100 milhões, decolou do centro espacial da Ilha de Tanegashima, no Sudoeste do país, às 1h39.

Exatos 16 minutos após o lançamento, o satélite principal, fabricado na Coreia do Sul, se separou do foguete, sendo seguido por outros três satélites japoneses. De acordo com a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão, o satélite sul-coreano Kompsat-3 é usado para observação.

O Shinzuku, um dos satélites japoneses, deve ser usado para monitorar correntes oceânicas e os outros dois equipamentos seriam experimentais. O Shinzuku seguiu acompanhado por pequenos satélites equipados com painéis solares que entraram em órbita com êxito, segundo as autoridades japonesas.

A operação foi coordenada pela Jaxa e pelo fabricante aeroespacial Mitsubishi Heavy Industries que somam 15 lançamentos consecutivos, nos últimos sete anos. A expectativa, segundo o comando da Mitsubishi Heavy Industries, é receber mais pedidos de outros países para manter as atividades aeroespaciais.

Fonte: Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Indústria volta a gerar empregos em Três Lagoas e registra aumento de 194,4% nas contratações

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), também foram 8113 contratações e 7414 demissões foram computadas no município, resultando em um saldo de 699 novas vagas de emprego. Um desempenho muito acima da média registrada em MS, que registrou queda de -1,4% na geração de empregos no 1° trimestre do ano.

Brasil se torna livre de febre aftosa sem vacinação, informa governo

Novo status sanitário será submetido à organização internacional.

Mato Grosso do Sul apresenta estabilidade em casos de dengue

Nos primeiros quatro meses deste ano, o estado registrou 7,4 mil casos confirmados da doença e 15 mortes comprovadas.