24.7 C
Três Lagoas
quinta-feira, 3 de julho, 2025

5º Grupamento de Bombeiro Militar celebra o Dia do Bombeiro em Três Lagoas (MS)

02/07/2021 08h21
Por: Deyvid Santos

TRÊS LAGOAS (MS) – Na manhã desta sexta-feira (02) as sirenes do Corpo de Bombeiros acordoaram os três-lagoenses por diversas ruas da cidade. Foi a alvorada festiva comemorando o Dia do Bombeiro Militar, uma homenagem a todos os heróis brasileiros que arriscam as suas vidas para proteger as pessoas, cidades e florestas do risco de incêndios, desastres naturais, desabamentos, entre diversos outros acidentes e incidentes.

A alvorada festiva aconteceu na manhã desta sexta-feira (02), percorrendo as principais ruas e avenidas do município de Três Lagoas. Além de apagar incêndios, os bombeiros também desenvolvem vários projetos sociais e educativos, com o objetivo de tentar melhorar a qualidade de vida da comunidade.

Os bombeiros também ajudam a socorrer animais em perigo e auxiliar pessoas que enfrentam situações de grande stress, como tentativa de suicídio, afogamento, desaparecimentos e traumas provocados por acidentes.

Origem do Dia do Bombeiro Brasileiro

A escolha desta data é uma homenagem a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro, e sob o comando do major João Batista de Morais Antas.

Oficialmente, o Dia do Bombeiro Brasileiro foi instituído através do decreto-lei nº 35.309, de 2 de abril de 1954. A partir desta mesma lei, também foi definido a realização anual da Semana de Prevenção Contra Incêndios.

Antigamente, antes do Imperador D. Pedro II assinar o Decreto Imperial nº 1.775 que regulamentava o serviço de bombeiros, o badalar dos sinos era sinal de que homens, mulheres e crianças tinham que formar uma fila no poço mais próximo e assim, passarem baldes de mão em mão até chegarem ao local do incêndio.

Com informações do site bombeiros.ms.gov.br

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Atacante do Liverpool Diogo Jota morre em acidente de carro aos 28 anos

O atacante português Diogo Jota, de 28 anos, morreu na madrugada desta quinta-feira (3) em um acidente de carro na Espanha. De acordo com...

Thalyta Rafachinho brilha no Miss Grand Brasil: Elegância, carinho e uma jornada rumo ao topo.

Miss Três Lagoas 2023 e Miss Mato Grosso do Sul 2025, a três-lagoense está brilhando no Miss Grand Brasil com sua dedicação, elegância e gratidão, conquistando corações enquanto se prepara para o grande momento da final

Jovem de 19 anos é atingida por ambulância e fica em estado grave

Acidente ocorreu na frente do Estádio Madrugadão, onde vítima atravessava de bicicleta quando foi surpreendida pelo veículo de emergência.