28.8 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de junho, 2026

Colapso: aumento de casos faz taxa de ocupação de leitos UTI chegar a 101% em MS

Sistema de saúde volta a registrar falta de vagas após 25 dias com índice abaixo dos 100%

31/05/2021 10h16
Por: Paulo Renato

Com 95% de chance de ter aumento de casos da covid em junho, segundo a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), Mato Grosso do Sul já vive um novo pico da doença, com ‘explosão’ no número de internações. Na manhã desta segunda-feira (31), o sistema de saúde do Estado está com superlotação de 101%.

A taxa de ocupação de leitos UTI (Unidade de Terapia Intensiva) exclusivos para pacientes com covid chegou a ficar abaixo dos 90% na primeira quinzena de maio, mas avançou no decorrer do mês e voltou a ficar sem vagas. A última vez que o sistema hospitalar atingiu os 100% foi no dia 6 de maio, há 25 dias.

O secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, afirmou na quinta-feira (27) que o Estado chegou ‘no limite’ para abertura de novos leitos, mas que estava à disposição caso os municípios pedissem apoio com financiamento ou até mesmo equipamentos.

Situação por região

Em Campo Grande, a taxa de ocupação chegou a 81% há duas semanas, mas atingiu 100% nesta segunda. No HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) – referência do SUS para tratamento de covid em MS, todos os leitos críticos estão ocupados. Além disso, outros 7 pacientes estão em pontos extras instalados na área vermelha do hospital.

Em Dourados, a ocupação de leitos para pacientes em estado grave com covid está em 97% nesta segunda-feira. Após registrar índices na casa dos 81%, Três Lagoas tem ocupação de 97% nesta segunda. Corumbá, Naviraí, Sidrolândia e Ponta Porã estão sem leitos UTI disponíveis para pacientes com covid.

Fonte: Midiamax

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Três Lagoas ganha protagonismo com a UFN3”, afirma Eduardo Riedel à Rádio Caçula

Governador destacou a importância da unidade de fertilizantes em Três Lagoas para reduzir dependência externa e fortalecer segurança alimentar do país

PRF apreende haxixe e medicamentos escondidos em compartimento secreto de veículo em Água Clara

Abordagem revelou 4 kg de droga e itens ilícitos ocultos no painel de um carro que seguia de Ponta Porã para Cotia, em São Paulo

Mais de 1,5 tonelada de maconha são apreendidas durante ação em Brasilândia

Operação durante fiscalização de rotina desmantela transporte de droga escondida em caminhão e faz total de apreensões chegar a impressionantes 2,5 toneladas em 2026