23.8 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de dezembro, 2025

Terceira onda da covid-19 já é realidade em MS, alerta Secretaria de Saúde

24/05/2021 10h39
Por: Deyvid Santos

MATO GROSSO DO SUL (MS) – Os números estão aí para esfregar na cara do sul-mato-grossense que a terceira onda da covid-19 nos alcançou. A nomenclatura, que já vinha sendo questionada sobre quando chegaria às autoridades, hoje é realidade no Estado, depois que o último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde anunciou um caso de covid por minuto em Mato Grosso do Sul.

“Já está presente no Brasil a chamada terceira onda ou que alguns chamam de recrudescimento das ondas iniciais e mostra que a doença está muito forte. Estamos com 1,6 mil casos por dia no Estado, internações hospitalares no auge e, infelizmente, a população mais uma vez achando que está tudo normal”, declara o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende.

Em entrevista ontem (23), após a divulgação do boletim das últimas 24h, o secretário reforçou que não é que ele queira ser alarmista, mas que Mato Grosso do Sul viverá dias terríveis. “As pessoas estão com práticas que fogem, de longe, da racionalidade. Estão aglomerando, fazendo festa. Tudo o que o vírus gosta. O quadro é aterrorizante, sem querer ser alarmista, mas vamos ter muitas perdas, perdas de pessoas”, frisa.

Médico na linha de frente no combate à covid e presidente do Sinmed/MS (Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul), Marcelo Santana Silveira, também é enfático ao afirmar que a terceira onda já chegou. “Se trata de uma nomenclatura para a gente entender o que está dentro de um processo vira. Quando as pessoas falam em terceira onda, eu digo que no meu ponto de vista, já estamos nela”, explica.

Marcelo Santana descreve que a terceira onda está bem clara até pelo número de casos. “Estamos vivendo uma fase de alto número de pessoas contaminas, que também é um reflexo das festividades de maio”, se refere Marcelo às reuniões familiares do domingo de Dia das Mães.

Além das festividades, o médico também percebe que em todo País as pessoas estão cada vez menos cumprindo o isolamento. Item sempre reforçado como fundamental para conter a disseminação do coronavírus. “O que a gente precisa é de distanciamento social responsável, que não significa parar de fazer as suas atividades, mas usar máscara, manter o distanciamento das pessoas, fazer a higienização de mãos. Assim a gente consegue manter a vida com responsabilidade, sabendo que continuamos passando por um período de pandemia”, pontua.

Ao contrário do que é pregado há um ano pelos especialistas, o presidente do Sinmed diz que vê diariamente festas e aglomerações reunindo pessoas sem qualquer distanciamento ou medidas de biossegurança.

“Enquanto isso estiver ocorrendo e não tivermos a maior parte da população vacinada, a gente vai ter problema e não vai parar, vamos chegar em outras ondas, na quarta, na quinta”, afirma o secretário.

A previsão anunciada pela Secretaria Estadual de Saúde é de imunizar 80% da população do Estado até o mês de setembro. Considerando esta estimativa, o médico enxerga uma luz no fim do túnel que precisa ser vista por todos.

“Acreditamos que seja possível de acontecer essa imunização de 80% até porque a população do nosso estado não é tão grande, o que torna mais palpável essa imunização. A gente pede agora é um pouco mais da paciência das pessoas. Estão vendo os Estados Unidos? Já tirando a máscara, permitindo aproximações. A gente tem uma luz no fim do túnel com a vacina, só precisamos ter um pouco mais de calma e paciência agora”, resume.

Informações do site Campo Grande News

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Delegado da SIG detalha trabalho que elucidou em tempo recorde execução de ‘Tchula’ em Três Lagoas

Ricardo Cavagna detalhou trabalho integrado da SIG e do NRI, que resultou na prisão de um dos autores e na apreensão de armas usadas no homicídio triplamente qualificado na última quinta-feira, 11.

Rogério Onorato, o “Obama” destaca crescimento da corrida de rua em Três Lagoas

Esportista falou sobre a criação da KMS, os desafios de organizar provas, a paixão pelo esporte e a expansão das corridas na região.

Senado cobra inclusão de válvula no SUS para prevenir perda de visão

Audiência pública destaca impacto da hipertensão intracraniana idiopática e defende incorporação de tecnologia ao sistema único de saúde Parlamentares, médicos e pacientes defenderam, nesta segunda-feira,...