16.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 11 de junho, 2026

Android eleva participação no mercado de smartphones

Internacional – 15/05/2012 – 17:05

O sistema operacional para smartphones do Google, Android, estendeu sua liderança de mercado no início de 2012, ajudado por novos modelos de fabricantes de celulares como Samsung e HTC, ampliando pressão sobre rivais como Research In Motion e Nokia.

Pesquisa da Kantar Worldpanel divulgada nesta terça-feira afirma que o Android ganhou participação na maioria dos sete principais mercados — Austrália, Grã-Bretanha, França, Alemanha, Itália, Espanha e Estados Unidos — nas 12 semanas até meados de abril.

Na Espanha e Itália, a quota de mercado do Android mais que dobrou na comparação anual, para 72 e 49 por cento, respectivamente, enquanto que quase duplicou para 62 por cento na Alemanha.

A forte demanda pelo iPhone 4S ajudou a número 2 do mercado, Apple, a estreitar a distância ante o Android nos Estados Unidos e Grã-Bretanha, mas sua participação caiu na Europa continental.

Enquanto isso, o Windows Phone, da Microsoft começou a mostrar alguns sinais de crescimento, graças à decisão da Nokia de trocar sua plataforma Symbian para o sistema da gigante do software.

A participação do Windows Phone na Alemanha mais do que dobrou, para 6 por cento, em relação ao ano passado, e subiu para 3 a 4 por cento na Grã-Bretanha, França, Itália e Estados Unidos.

Esses ganhos vieram às custas das plataformas Symbian e BlackBerry, da canadense Research In Motion, que enfrentaram as maiores perdas de participação de mercado. A fatia da RIM no mercado dos EUA caiu para apenas 3 por cento ante 9 por cento um ano antes.

Segundo a Kantar, o modelo One X, da HTC, teve um forte lançamento na Grã-Bretanha, ingressando na lista dos 10 mais comercializados no período de 12 semanas, apesar das vendas terem menos de uma semana.

Fonte: Reuters

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Golpe da falsa ação judicial faz duas vítimas e prejuízo passa de R$ 4 mil em Três Lagoas

Criminoso se passou por promotor de Justiça, prometeu pagamento de processo inexistente e convenceu idosos a realizar transferências bancárias

Confusão após reunião de trabalho termina em ameaça e agressão em frente a escola de Três Lagoas

Desentendimento entre colegas de serviço teria se agravado após advertência da direção, onde caso foi registrado na DEPAC e será apurado pela Polícia Civil

Droga sai de Três Lagoas e acaba apreendida após perseguição em SP

Motorista tentou fugir da Polícia Militar por cerca de três quilômetros, mas acabou preso em flagrante com nove tijolos de maconha escondidos em veículo