24.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 26 de agosto, 2025

Colheita de soja bate recorde de produção e atinge 13 milhões de toneladas em MS

Produção ocorreu em 3.529 milhões de hectares cultivados com a soja, aumento de apenas 4% em relação a safra passada. Semagro e Aprosoja apontam pesquisa e tecnologia como responsáveis pelo salto de produtividade.

27/04/2021 15h11
Por: Gabrielle Borges

A safra de soja dos anos 2020/21 bateu recorde e Mato Grosso do Sul colheu 13 milhões de toneladas do grão no período, superando as previsões iniciais. Os dados foram anunciados nesta terça-feira (27), pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e pela Associação de Produtores de Soja de MS (Aprosoja/MS).

O volume de 13,305 milhões de toneladas de soja produzidas no estado representa um recorde histórico, já que é 17,8% maior que as 11,325 milhões de toneladas colhidas na safra 2019/2020. A produtividade também surpreendeu, fechando em 62,8 sacas por hectare, segundo dados do projeto Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (SIGA/MS).

A produção se deu em 3.529 milhões de hectares cultivados com a soja, aumento de apenas 4% em relação a safra passada. “Os números revelam que demos um salto de produtividade nesta safra, reflexo do investimento em pesquisa e tecnologia feito pelos agricultores”, destaca André Dobashi, presidente da Aprosoja/MS.

O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, destacou a modernização do ciclo produtivo. “A tecnologia se faz com pesquisa, com o produtor adotando essas informações e com crédito no momento correto. Agradecemos aos produtores que têm feito esse trabalho excelente que representa aumento da atividade econômica de todo o Estado”, finaliza.

Mato Grosso do Sul colhe 13 milhões de toneladas de soja e bate recorde de produção — Foto: Milton Nantes/Aprosoja/MS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Emissão de RG enfrenta altos índices de ausência e reprovações em Três Lagoas

Chefe do Núcleo de Identificação Civil, perita Cristiane Correia, pede mais comprometimento da população

Vereadora Sirlene Pereira propõe campanha inédita sobre aneurisma cerebral

Projeto alerta sobre riscos do aneurisma cerebral e promove prevenção e orientação à população

Colisão frontal entre caminhão-baú e carreta de calcário mata duas pessoas na BR 262

Acidente mobilizou PRF e Bombeiros, onde trânsito segue lento e desviado na região do Bálsamo, entre Campo Grande e Ribas do Rio Pardo