35.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de dezembro, 2025

Hollande assume como presidente da França e inicia batalha contra austeridade

Internacional – 15/05/2012 – 10:05

François Hollande tomou posse como primeiro presidente socialista da França em 17 anos numa rápida cerimônia nesta terça-feira (15), e se prepara para viajar a Berlim para contestar as políticas de austeridade receitadas pela chanceler alemã Angela Merkel para a Europa.

Em seu discurso de posse diante de 400 convidados, Hollande disse que vai tentar alterar o pacto europeu para incluir medidas de incentivo ao crescimento às políticas de redução de déficit que, segundo críticos, estão piorando as expectativas de expansão do bloco.

— Para superar a crise que nos afeta, a Europa precisa de crescimento e solidariedade.

Entenda o novo capítulo da crise que atinge a Europa

Estabelecendo diferenças com o ex-presidente Nicolas Sarkozy, que entregou o cargo hoje, Hollande disse que vai exercer uma Presidência “honrada” e “sóbria” e garantir que o Parlamento tenha papel fundamental.

— Vou estabelecer as prioridades, mas não vou decidir por todos, sobre tudo e em todos os lugares.

O novo presidente ressaltou que não há motivo para a “fatalidade” se a França fizer uso de toda a sua capacidade, citando a produtividade dos trabalhadores, a excelência dos pesquisadores, o dinamismo dos empresários e a qualidade dos serviços públicos.

— O país necessita de tranquilidade e reconciliação, e é o papel do presidente da República contribuir para que todos os franceses vivam juntos sem distinção.

Hollande, que em 6 de maio venceu as eleições com 51,6% dos votos, insistiu que “a lealdade, a competência e o serviço do interesse geral serão os únicos critérios” levados em conta para tomar suas decisões, entre as quais pôs como primeira condição a recuperação da confiança e a unidade da nação.

A cerimônia começou pouco antes das 10h locais (5h de Brasília) com a entrada do ainda presidente eleito pelo pátio de honra e sua passagem pelo longo tapete vermelho estendido até a escadaria principal, na qual foi recebido pelo presidente em fim de mandato, Nicolas Sarkozy.

Sarkozy, acompanhado por sua mulher, Carla Bruni, saiu do Eliseu por esse mesmo tapete vermelho pouco antes de ter início o ato oficial de posse, depois de ter mantido com seu sucessor uma reunião de meia hora

O presidente, cuja eleição acontece num momento em que a zona do euro combate novamente a crise diante dos temores sobre o futuro da Grécia, vai conceder sua primeira entrevista coletiva após a posse em Berlim, à tarde, ao lado de Merkel, que é de centro-direita.

Suas declarações serão acompanhadas de perto pelos mercados financeiros, que esperam uma confirmação de que sua posição a favor de medidas que incentivem o crescimento para combater o trato de disciplina fiscal implantado por Merkel e Sarkozy não vai prejudicar o início de sua relação com a chanceler alemã.

Hollande deve nomear ainda nesta terça-feira o servidor civil Pierre-Rene Lemas como chefe de gabinete. O germanófilo Jean-Marc Ayrault, que tem fortes contatos em Berlim, pode ser nomeado primeiro-ministro depois disso.

Hollande vai viajar na quinta-feira aos Estados Unidos para cúpulas do G8 e da Otan.

Fonte: R7

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Músico transforma dor em música e escolhe Três Lagoas para recomeçar

Marcelo Serralva contou como uma agenda de trabalho se transformou em um capítulo definitivo de sua vida após a esposa sofrer um AVC Marcelo Serralva...

Três Lagoas confirma caso de Gripe K; MS já soma 12 registros

Maioria dos pacientes é criança menor de 10 anos; Secretaria de Saúde reforça alerta e medidas de prevenção Mato Grosso do Sul confirmou, nesta segunda-feira...

Força Tática recupera motocicleta furtada durante operação

Ação ocorreu na madrugada de domingo, 21, quando guarnição localizou o veículo abandonado após perseguição na Av. Rosário Congro.