18.5 C
Três Lagoas
quinta-feira, 20 de novembro, 2025

Primeira usina movida a tocos e raízes do País inicia operação em TL

Planta terá capacidade para gerar 432 mil MegaWatts de energia por ano

10/04/2021 09h42
Por: Deyvid Santos

TRÊS LAGOAS (MS) – A primeira usina termoelétrica movida a tocos e raízes dos eucaliptos no país, fica em Mato Grosso do Sul, e começou a operar nesta sexta-feira (09). Batizada de Onça Pintada, a usina funciona dentro do complexo da fábrica de celulose da Eldorado Brasil, em Três Lagoas.

A matéria-prima utilizada na produção de energia, advém da biomassa das árvores colhidas para a fabricação de celulose na fábrica. A planta contou com investimentos de aproximadamente R$ 400 milhões, realizados com recursos próprios da companhia e terá capacidade para gerar 432 mil MegaWatts de energia por ano.

“Este é um projeto absolutamente inovador e com a capacidade de promover renovação no setor florestal brasileiro, implicando a realização de investimentos e a criação de milhares de empregos por todo o país”, avalia Carlos Monteiro, diretor industrial da Eldorado Brasil. “Com a ativação da usina, a Eldorado Brasil passa a ter um ciclo de 100% de aproveitamento do eucalipto, que ela mesma planta, e reitera seu papel de excelência na economia verde”, conclui.

Atualmente, a Eldorado Brasil já é autossuficiente do ponto de vista energético, pois usa resíduos do processo de fabricação da celulose como fonte de energia para abastecer seu parque fabril. Com a nova usina, a empresa passa a ofertar 100% limpa e sustentável ao sistema elétrico nacional, via ACR (Ambiente de Contratação Regulado), em contrato gerenciado pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).

Desde a segunda quinzena de março, a Eldorado Brasil vinha realizando, sob acompanhamento das autoridades ambientais e do setor elétrico, os testes para homologação do projeto e obtenção do licenciamento para início da operação.

Os testes foram concluídos nesta semana, atestando o funcionamento adequado da turbina, caldeira e demais equipamentos envolvidos na operação. O empreendimento recebeu a Licença de Operação, expedida pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), com validade de quatro anos. O documento certifica o cumprimento da legislação ambiental vigente, que inclui monitoramento das emissões atmosféricas, além de resíduos sólidos e ruídos.

Informações do site Campo Grande News

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas inicia recapeamento em trecho da Rua Elmano Soares

Intervenção cobre 3.870 m² e pode alterar o trânsito na região A Prefeitura de Três Lagoas iniciou, nesta quarta-feira (19), o recapeamento de um trecho...

Coronel David comemora avanço do Marco Legal do Combate ao Crime Organizado e os impactos na segurança pública

O deputado estadual Coronel David (PL) repercutiu, nas redes sociais, a aprovação do novo Marco Legal de Combate ao Crime Organizado na Câmara dos...

Na UMI, o envelhecer não pesa

A terceira idade dança, canta, aprende e recomeça todos os dias A tarde desta quarta-feira (19) foi daquelas que a gente guarda com carinho no...