14.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 15 de agosto, 2025

Colapso: Medicamentos para intubação podem acabar em 15 dias em MS

Estado aguarda distribuição de kit pelo governo federal

19/03/2021 16h21
Por: Paulo Renato

Essenciais para o tratamento de pacientes em estado grave de covid, os medicamentos que compõem o kit intubação estão com estoque baixo e podem acabar dentro de 15 dias em Mato Grosso do Sul, segundo informou o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende.

“Aqui estamos com falta. Segundo os estoques dos hospitais levantados [pela SES], dá para no máximo de 15 a 20 dias”, informou Resende.

Conforme o secretário, MS e demais estados da federação alertaram o Ministério da Saúde sobre a situação. “O governo federal fez a requisição administrativa dos estoques das indústrias nacionais e está fazendo tratativas”, explicou.

O kit intubação é composto por medicamentos para anestesia, sedação e relaxamento muscular.

Alerta

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde já vem alertando o governo federal sobre a situação há semanas. Conforme a entidade, pelo menos dez estados do país estão com falta de onze medicamentos do kit intubação e o estoque de bloqueadores musculares é crítico em todo o país.

O Ministério da Saúde informou que fez, na quarta-feira (17), uma requisição administrativa de 665.507 medicamentos para intubação para um período de 15 dias.

Na quinta-feira, houve reunião da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) com representantes do setor privado e Associação Médica Brasileira em que foi garantido que os insumos cheguem aos hospitais sem prejuízo para a eficácia, a qualidade e as segurança dos medicamentos.

Fonte: Midiamax

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Uso de cerol fere arara em Três Lagoas

Animal foi resgatado por servidor da Prefeitura; caso pode resultar em amputação da asa

PRF descobre 35 kg de cocaína e 12 kg de maconha escondidos em pneus de caminhão

Droga estava camuflada dentro de estepes soltos, onde motorista viajava com o filho e confessou transporte do entorpecente.

Polícia Civil prende suspeito com drogas e dinheiro vivo na ‘Invasão’ do São João

Ação silenciosa e a pé levou agentes a barraco escondido, onde homem ligado ao PCC foi surpreendido com crack, cocaína e maconha.