24.9 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de dezembro, 2025

Fazendeiro é indiciado em MS após ser flagrado com criação ilegal de javalis; espécie foi declarada nociva

Ao chegar no local, equipe da PMA e Iagro verificaram que animais estavam em um chiqueiro. Proprietário recebeu multa de R$ 2,4 mil e responderá por crime ambiental. Javalis devem ser abatidos pela Iagro.

11/03/2021 10h13
Por: Gabrielle Borges

Um fazendeiro de 41 anos foi indiciado por crime ambiental após a Polícia Militar Ambiental (PMA) flagrar a criação ilegal de javalis. Acompanhada de técnicos da Agência Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul (Iagro), a equipe foi o local, que fica a 20 km de Bela Vista, na região sudoeste do estado, nessa quarta-feira (10).

Conforme a PMA, houve a fiscalização durante a tarde e os policiais localizaram um chiqueiro com a criação dos animais. O proprietário também recebeu multa de R$ 2,4 mil e responderá por crime ambiental de funcionar atividade potencialmente poluidora sem autorização do órgão ambiental competente, com pena prevista de um a seis meses de detenção.

A Instrução Normativa nº 3, de 31 de janeiro de 2013, que permite o controle (abate) do javali, desde sua publicação, suspendeu a instalação, registro e funcionamento de qualquer modalidade de criação de javalis no Brasil por tempo indeterminado.

Polícia indiciou fazendeiro por crime ambiental ao criar javalis ilegalmente — Foto: PMA/Divulgação

Animais devem ser abatidos no local pela Iagro, diz PMA — Foto: PMA/Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mutirão do Dezembro Laranja realiza mais de 200 avaliações dermatológicas na Praça Ramez Tebet

Iniciativa reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de pele em Três Lagoas Em alusão à campanha Dezembro Laranja, mês dedicado...

Delegado da SIG detalha trabalho que elucidou em tempo recorde execução de ‘Tchula’ em Três Lagoas

Ricardo Cavagna detalhou trabalho integrado da SIG e do NRI, que resultou na prisão de um dos autores e na apreensão de armas usadas no homicídio triplamente qualificado na última quinta-feira, 11.

Rogério Onorato, o “Obama” destaca crescimento da corrida de rua em Três Lagoas

Esportista falou sobre a criação da KMS, os desafios de organizar provas, a paixão pelo esporte e a expansão das corridas na região.