13.2 C
Três Lagoas
sábado, 31 de maio, 2025

Mapa do Feminicídio de 2021 terá novos indicadores de morte de mulheres em MS

Balanço deste ano levará em conscideração como e com o que a vítima foi assassinada

10/02/2021 10h34
Por: Gabrielle Borges

A subsecretaria de Políticas de Públicas para a Mulher, em parceria com a Secretaria de Governo e Secretaria de Justiça Pública, definiu nesta terça-feira (9), a inclusão de novos dados no balanço do Mapa do Feminicídio de 2021. O levantamento irá incluir objetivos, análise de crime sexuais e como as vítimas foram assassinadas

Os indicadores devem auxiliar na análise dos casos de feminicídio no Estado, incluindo fatores como elementos usados no crime, por exemplo, por fogo, asfixia ou objetos cortantes; a objetificação do corpo feminino; etnias; análise de crimes sexuais, entre outras informações importantes.

O coordenador do Imol (Instituto de Medicina e Odontologia Legal), Eduardo Carvalho de Almeida, explica que o detalhamento do crime pode ajudar a traçar um perfil do assassinato ocorrido.

As informações devem ser lançadas e publicadas no dia 1° de junho. Em 2020, Mato Grosso do Sul registrou em 2019 cerca de 30 casos de mortes de mulheres, dos quais 25 ocorreram no interior e cinco em Campo Grande. 40% das vítimas foram mortas por homens que não aceitavam ser ex.

Além disso, 77% das mortes ocorreram em casa, locais onde, em tese, as mulheres deveriam estar seguras. Análise do Mapa mostra ainda que em 37% dos casos os agressores utilizaram arma branca, como faca, canivete ou machadinha, e que 56,66% das mulheres foram mortas por homens com quem conviviam e tinham relacionamento afetivo.

40% das vítimas foram mortas por homens que não aceitavam ser ex.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Delegado da SIG detalha operação que desmontou esquema de tráfico entre MS e SP

Ricardo Cavagna revelou os trabalhos realizados para desmantelar uma associação criminosa que abastecia biqueiras em Três Lagoas e cidades paulistas.

Colisão frontal com carreta mata homem de 45 anos e deixa outro ferido

Motorista do Astra morreu preso às ferragens, onde suspeita é que ele tenha dormido ao volante e invadido a pista contrária.

Número de declarações do Imposto de Renda fica abaixo do esperado e contribuintes que perderam prazo serão multados

A Receita Federal encerrou nesta sexta-feira (30) o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025 (ano-base 2024) com...