25.5 C
Três Lagoas
quinta-feira, 5 de março, 2026

Indígenas do Amazonas vão exportar guaraná em grãos para a Europa

Economia – 11/05/2012 – 16:05

Parte de 416,6 toneladas em grãos será enviada para a Itália neste mês.

Em junho, o Guayapi Tropical, na França, receberá o produto.

O Consórcio dos Produtores dos Satere-Mawé, com abrangência nos municípios de Maués, Parintins e Barreirinha, formalizou convênio no valor de R$ 299,9 mil com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A parceria envolve a compra de guaraná em grãos, por meio do instrumento de apoio à comercialização denominado ‘Formação de Estoque ou CPR Estoque’, do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal.

Aproximadamente 100 produtores indígenas estão formando estoque de 416,6 toneladas de guaraná em grãos. O produto está armazenado em um galpão, construído numa área cedida pela Diocese de Parintins, município a 420 quilômetros de Manaus. A previsão é que o guaraná seja enviado, neste mês, para o CTM Altro Mercato, na Itália, e, em junho, para o Guayapi Tropical, na França.

De acordo com Thiago Morandimi, responsável pelo suporte e gestão do Consórcio dos Produtores Satere-Mawé, a primeira tonelada de guaraná já está pronta para a exportação. O Guayapi Tropical e o CTM Altro Mercato compram o guaraná há cerca de 20 anos. “Nós também apoiamos o Projeto 20 kg. Esta era a quantia do guaraná quando foi levado pela primeira vez a Europa. Lá, ninguém conhecia o guaraná”, afirmou Thiago Morandimi.

Incentivo

Segundo o superintendente da Conab/AM, Thomaz Silva, este mesmo instrumento de apoio à comercialização também é operado com a Cooperativa Sagrado Coração de Jesus – ASCOPE, em Itacoatiarax, a 176 quilômetros da capital. No município, 25 produtores estão formando estoque de 100 toneladas de polpa de cupuaçu. Na Cooperativa Agropecuária Mista do Careiro da Várzeax, cidade a 22 quilômetros de Manausx, 17 produtores formam estoque de 9 toneladas de Queijo Coalho.

“A Conab está aberta ao recebimento de proposta dos grupos formais que desejam receber capital de giro para compra da produção, beneficiamento e comercialização num melhor momento do mercado”, declarou o superintendente.

Fonte: Do G1

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Sindicato destaca segurança, direitos e falta de mão de obra em meio ao avanço de grandes obras no Bolsão

Nivaldo Silva afirmou que crescimento de projetos industriais na região exige qualificação profissional, diálogo com empresas e atenção redobrada à segurança dos trabalhadores

Casa do Trabalhador oferece mais de 200 vagas para Três Lagoas nesta quinta

Vagas podem ser preenchidas sem aviso prévio. Interessados devem comparecer na Casa do Trabalhador para cadastro com RG, CPF e Carteira de Trabalho

Discussão familiar termina com homem ferido por faca em Três Lagoas

Briga entre pai e filho adolescente mobilizou Rádio Patrulha e caso será investigado pela Polícia Civil