32.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 29 de dezembro, 2025

Ministério de Minas e Energia muda regra de leilões de biodiesel

Economia – 11/05/2012 – 15:05

Interesse das distribuidoras vai ser considerado nas compras da Petrobras.

Leilões servem para atender adição de 5% de biodiesel no diesel tradicional.

Ministério de Minas e Energia mudou as regras dos leilões de biodiesel feitos pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para atender à mistura obrigatória com diesel tradicional. A mudança foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (11).

A principal alteração é que o interesse das distribuidoras do combustível vai ser levado em consideração pela Petrobras já na hora de comprar o biodiesel dos produtores.

Isso significa que, além do preço mais baixo, a Petrobras vai comprar o biodiesel de acordo, por exemplo, com a proximidade entre o produtor e o distribuidor a quem ele terá que entregar o produto. A mudança é importante porque o custo de transporte impacta no preço do combustível para os consumidores.

Hoje isso só acontece após a Petrobras comprar o combustível no leilão. O modelo atual estabelece um primeiro leilão – em que os produtores vendem à Petrobras – e um segundo, em que a empresa vende às distribuidoras. Com a alteração, esse segundo leilão deixa de existir.

A participação da Petrobras como intermediária nos leilões de biodiesel feitos pela ANP é obrigatória, determinada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

“Com as mudanças, nós esperamos reduzir um pouco a interferência de governo e permitir que os agentes de mercado passem a participar mais no processo”, disse o secretário de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Marco Antônio Martins Almeida.

Para ele, as novas regras podem levar a redução no preço do biodiesel. Ele também avalia que o novo modelo é “menos suscetível a combinação de preços” entre os fornecedores que vão participar do leilão.

A ANP comunicou recentemente à Polícia Federal uma suspeita de conluio em um leilão de biodiesel realizado no final do ano passado.

Os leilões de biodiesel acontecem a cada três meses. O primeiro a ser realizado com as mudanças será em junho. Os leilões servem para atender à regra que obriga a mistura de 5% de biodiesel no diesel tradicional.

Almeida disse que a quebra da safra de soja deve levar a aumento de preço do biodiesel – o óleo de soja é o principal produto usado no biodiesel. Ele descartou, porém, risco de falta do produto no mercado nacional.

Fonte: Do G1

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Confraternização da  Ângela Rondon, do Cerimonyart, e Afonsinho Decorações

Na última sexta-feira, dia 26, a residência de Ângela Rondon foi cenário de uma confraternização marcada por elegância, afeto e gratidão. O encontro, idealizado...

Inscrições para processo seletivo da Prefeitura de Três Lagoas se encerram na data de hoje

Seleção oferece 252 vagas temporárias para níveis médio e superior, com salários de até R$ 5,5 mil cadastro deve ser feito até as 19h As...

Comissão da Câmara aprova isenção de IPI para adaptação de veículos de pessoas com deficiência

Projeto prevê benefício fiscal para peças e equipamentos e ainda será analisado por outras comissões antes de seguir para o Senado A Comissão de Defesa...