35.7 C
Três Lagoas
terça-feira, 19 de agosto, 2025

MEC determina volta às aulas presenciais nas universidades federais a partir de janeiro

Portaria revoga autorização que equivale as aulas remotas às presencias, mas condiciona o retorno aos protocolos de biossegurança e prevê uso de ferramentas de tecnologia para complementar eventuais conteúdos que foram perdidos na pandemia

02/12/2020 15h21
Por: Marcela Damore

BRASIL – O Ministério da Educação (MEC) determinou a volta às aulas presenciais nas universidades e institutos federais de ensino a partir de 4 de janeiro de 2021. As aulas presenciais foram suspensas em março, devido à pandemia do novo coronavírus.

A portaria foi publicada nesta quarta-feira (2), no “Diário Oficial da União”. O texto também revoga a permissão para que as atividades on-line contem como dias letivos, o que é autorizado até dezembro de 2020.

O MEC condiciona o retorno às aulas presenciais ao cumprimento de protocolos de biossegurança e prevê uso de ferramentas de tecnologia para complementar eventuais conteúdos que foram perdidos na pandemia.

O MEC definiu que é responsabilidade das instituições de ensino fornecer recursos para os alunos acompanharem as atividades, mas o orçamento do MEC para 2021 prevê cortes de R$ 1,4 bilhão, o que também deverá afetar as instituições de ensino superior.

As universidades e institutos federais têm autonomia para fazerem seus próprios calendários e reorganizarem seus currículos, mas agora passam a não ter mais autorização para que as aulas on-line sejam equivalentes às presenciais.

Procurada, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) afirmou que só vai se posicionar após reunião com os reitores.

Representantes de universidades afirmam que a volta às aulas presenciais deve considerar situação local da pandemia.

O retorno às atividades presenciais colocará em circulação mais de 2,3 milhões de pessoas, entre alunos, professores e técnicos, segundo dados do MEC.

Atualmente, todas as 69 universidades e 41 institutos federais de ensino estão com aulas remotas, segundo a Andifes.

Informações do G1.

Fachada do Ministério da Educação, em Brasília. Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

É aprovada inclusão do Desafio Jovem Peniel no Conselho Municipal Antidrogas

Vereador Tonhão recebe apoio unânime e destaca a atuação da instituição na recuperação de dependentes químicos A Câmara Municipal de Três Lagoas aprovou por unanimidade,...

Poupa Tempo será instalado no Shopping Popular de Três Lagoas

Nova unidade deve agilizar emissão de documentos e impulsionar comércio local

Artesanato de usuários do CAPS será destaque na Festa do Folclore em Três Lagoas

Durante os quatro dias da 35ª Festa do Folclore de Três Lagoas, visitantes poderão conhecer e adquirir peças produzidas por usuários da Rede de...