16.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 13 de julho, 2026

Pneu de trator pega fogo com reflexo do Sol em arado e alerta população

Internauta enviou o vídeo para a Rádio Caçula como forma de alerta

02/10/2020 16h38
Por: Deyvid Santos

TRÊS LAGOAS (MS) – Na manhã desta sexta-feira (2) um internauta enviou para Rádio Caçula um vídeo em que mostra o pneu de um trator pegando fogo com o reflexo do Sol em um arado. O vídeo serve de alerta para população.

“Você vê bem o quanto o Sol está quente, o reflexo do arado do trator [fez pegar] fogo no pneu de trator”, disse o internauta em um áudio enviado. O fogo se iniciou devido a reflexão solar em um objeto polido ou espelhado, no caso o próprio arado do trator que acabou formando um espelho convergente.

O vídeo chama atenção para os perigos dos incêndios gerados pela exposição à luz solar de objetos como espelhos, lupas e lentes. Os riscos de acidentes são geralmente esquecidos, ou até mesmo desconhecidos, quando comparados aos provocados por instalações elétricas e velas, origens mais comuns de incêndios domésticos.

Mario Leite Pereira Filho, pesquisador responsável pelo Laboratório de Equipamentos Elétricos e Ópticos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) explicou que espelhos planos não oferecem perigo, ao contrário de lentes e espelhos convergentes, o caso do arado. “Quem tem esse tipo de espelho, muito usado para maquiagem, não pode deixá-lo próximo a sofás, camas, ou onde há papel e tecido. Pode provocar não só incêndios, mas queimaduras, caso [os raios] atinjam a pele, por exemplo”, explicou.

Em 2018, uma garrafa de água comemorativa da Copa do Mundo em formato de bola de futebol causou polêmica na Rússia. O objeto teve que parar de ser comercializado após testes revelarem que ele era capaz de fazer outros objetos pegarem fogo se for exposto por algum tempo ao sol.

“Este fenômeno ocorre devido ao efeito ‘lente’ criado pela garrafa de água, neste caso, uma lente esférica. É o mesmo fenômeno que ocorre quando usamos uma lente de aumento (lupa) para concentrar a luz solar, para queimar papel ou formigas”, explicou à reportagem Cláudio Furukawa, físico do laboratório de demonstrações do Instituto de Física da USP.

Com informações dos sites FOLHAPRESS / IPT

Foto: Reprodução

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

MS retoma projeto para acompanhar adolescentes após medidas socioeducativas

Grupo de trabalho vai elaborar programa estadual voltado à reinserção social, com foco na redução da reincidência e na ampliação de oportunidades para jovens que deixam as UNEIs

Motociclista fica ferido após colisão em avenida do bairro JK em Três Lagoas

Acidente mobilizou SAMU, Polícia Militar e agentes de trânsito, onde vítima foi socorrida desorientada e com ferimento no rosto

Morre Alcides Bernal, ex-prefeito de Campo Grande

Imagem: Campograndenews Morreu na madrugada desta segunda-feira (13), o ex-prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal. Segundo informações, ele tinha 60 e faleceu após complicações cardíacas. Bernal...