15.3 C
Três Lagoas
terça-feira, 14 de julho, 2026

Registros de incêndios florestais preocupam durante o final de semana em Três Lagoas (MS) e região

Além dos prejuízos de flora, fauna e solo e dos prejuízos patrimoniais, as queimadas provocam sérios problemas respiratórios que podem sobrecarregar o sistema de saúde de Três Lagoas

08/09/2020 08h57
Por: Deyvid Santos

TRÊS LAGOAS (MS) – Conforme já noticiado pela Rádio Caçula a combinação de vegetação seca, altas temperaturas e baixa umidade do ar torna o ambiente propício para o aumento do número de incêndios em Três Lagoas. Neste final de semana, prolongado pelo feriado da última segunda-feira (07 de setembro) não foi diferente e o 5º Grupamento de Bombeiros Militar teve que atender diversas ocorrências entre focos em terrenos baldios e incêndios florestais.

FAZENDA PRIMAVERA

Um incêndio registrado na manhã do último domingo (06) atingiu a Fazenda Primavera, nas proximidades da ponte do rio Verde. O fogo teria iniciado por volta das 09h, mas o Corpo de Bombeiros somente foi acionado por volta das 14h.

Foi necessária a utilização de tratores para construção de aceiros, que impediu o avanço do fogo. O procedimento de extinção das chamas foi concluído apenas por volta das 18h. Cerca de 70 alqueires foram consumidos pelo fogo, segundo o Corpo de Bombeiros.

BR-158

Na última segunda-feira (07) outro incêndio florestal foi registrado, também em uma fazenda nas proximidades do rio Verde. Os militares tiveram que se deslocar até a BR-158 para fazer a extinção das chamas no local.

Incêndio Florestal no Jupiá

Também na segunda-feira (07) um incêndio florestal no bairro Jupiá demorou cerca de 1h30 para extinção. O fogo teria começada atrás de uma empresa, por volta das 17h e os bombeiros conseguiram controlar por volta das 18h30.

Incêndio Florestal no Setsul

Já no período noturno, outro incêndio florestal foi registrado no bairro Setsul. Segundo informações do Corpo de Bombeiros o fogo começou em um terreno baldio e as chamas ameaçavam atingir residências, sendo necessária a intervenção dos militares para evitar danos maiores.

ALERTA

Além dos prejuízos de flora, fauna e solo e dos prejuízos patrimoniais, as queimadas provocam sérios problemas respiratórios que podem sobrecarregar o sistema de saúde de Três Lagoas (MS). O tempo seco já é propício para a propagação das doenças respiratórias e a fumaça acaba potencializando os sintomas, que podem ser facilmente confundidos com os da Covid-19.

Por isso, todo cuidado é pouco para evitar as queimadas. Atear fogo em terreno baldio é crime ambiental. O cidadão pode colaborar no enfrentamento às queimadas ao identificar algum morador ateando fogo em lixo, galhadas e terrenos com mato alto ligando no telefone (67) 3929-1248. A multa por queimadas em terrenos baldios é de 100 UFIM’s por lote. Atualmente, 1 UFIM equivale a R$ 4,91.

Fotos: Divulgação/5ºGBM

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Diversão em Cena apresenta “Circo de Coisas” ao respeitável público de Três Lagoas neste sábado

Espetáculo promovido gratuitamente pela Fundação ArcelorMittal reúne mímica, palhaçaria e teatro de objetos

Denúncia revela tráfico e acaba com homem preso em flagrante por venda de crack

Polícia Militar paulista foi averiguar possível cárcere privado, mas encontrou entorpecentes, material para embalar drogas e prendeu o suspeito em Andradina

Operação prende suspeito com arquivos de abuso sexual infantil em MS

Homem de 49 anos foi detido em Cassilândia após a Polícia Civil encontrar, durante cumprimento de mandado de busca, arquivos de abuso sexual infantil em seu celular