36.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 29 de dezembro, 2025

Três Lagoas tem registro de dois grandes focos de incêndio entre quinta (03) e sexta-feira (04)

Alta temperatura e tempo seco contribuem com aumento de incêndios registrados em Três Lagoas (MS)

04/09/2020 10h01
Por: Deyvid Santos

TRÊS LAGOAS (MS) – A combinação de vegetação seca, altas temperaturas e baixa umidade do ar torna o ambiente propício para o aumento do número de incêndios em Três Lagoas. Entre a última quinta-feira (03) e esta sexta-feira (04) dois grandes focos de incêndios foram controlados pelo 5º Grupamento de Bombeiros Militar (5ºGBM) no município. Um deles, no bairro Jardim das Paineiras, destruiu um depósito de ônibus.

Urias Ribeiro

Registrado na rua Urias Ribeiro nesta quinta-feira (03), um dos incêndios deixou os moradores de um condomínio residencial apreensivos. As informações sobre o que deu origem ao fogo ainda são desconhecidas. O fogo teria iniciado por volta das 13h em um terreno baldio e necessitou, além do Corpo de Bombeiros, do apoio da Prefeitura Municipal de Três Lagoas para ser controlado.

A fumaça causada pelo incêndio cobriu grande parte da cidade na tarde de quinta-feira, causando desconforto na população. Diversas pessoas relataram para Rádio Caçula sintomas como nariz seco, ardência nos olhos e tosse.

JARDIM DAS PAINEIRAS

Já na madrugada desta sexta-feira (04) foi a vez dos moradores do Jardim das Paineiras passar pelo susto e desconforto. Um incêndio foi registrado em uma garagem de ônibus, localizada em frente ao Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) na rua Ângelo Melão. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, trata-se de um depósito de ônibus que não eram utilizados.

Foram gastos aproximadamente 8 mil litros de água e três guarnições do 5º Grupamento de Bombeiros Militar foram mobilizadas até o local para fazer o controle das chamas. Ninguém ficou ferido. O prejuízo causado pelo fogo não foi divulgado, mas nas imagens divulgadas é possível visualizar que diversos veículos foram completamente consumidos pelo fogo.

INCÊNDIOS FLORESTAIS

Não é somente na área urbana do município que o fogo tem preocupado os três-lagoenses. Na última quarta-feira (02) um incêndio de grandes proporções foi registrado nas proximidades da Reserva Biológica das Capivaras, que fica às margens do rio Paraná. O fogo, que teve início pela manhã, teve nova ignição no período da tarde e também contou com o apoio da Prefeitura Municipal para ser controlado.

Ainda na quarta-feira (02), enquanto uma equipe atendia o incêndio nas proximidades da Reserva Biológica das Capivaras, outra teve que se deslocar para BR-158, onde outro foco colocava em risco os motoristas que passavam pelo local. O combate teve apoio da empresa Equilíbrio, que ajudou a extinguir as chamas.

ALERTA

Além dos prejuízos de flora, fauna e solo e dos prejuízos patrimoniais, as queimadas provocam sérios problemas respiratórios que podem sobrecarregar o sistema de saúde de Três Lagoas (MS). O tempo seco já é propício para a propagação das doenças respiratórias e a fumaça acaba potencializando os sintomas, que podem ser facilmente confundidos com os da Covid-19.

Por isso, todo cuidado é pouco para evitar as queimadas. Atear fogo em terreno baldio é crime ambiental. O cidadão pode colaborar no enfrentamento às queimadas ao identificar algum morador ateando fogo em lixo, galhadas e terrenos com mato alto ligando no telefone (67) 3929-1248. A multa por queimadas em terrenos baldios é de 100 UFIM’s por lote. Atualmente, 1 UFIM equivale a R$ 4,91.

No bairro Jardim das Paineiras o fogo destruiu uma garagem de ônibus - Fotos: Divulgação/5ºGBM

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Inscrições para processo seletivo da Prefeitura de Três Lagoas se encerram na data de hoje

Seleção oferece 252 vagas temporárias para níveis médio e superior, com salários de até R$ 5,5 mil cadastro deve ser feito até as 19h As...

Comissão da Câmara aprova isenção de IPI para adaptação de veículos de pessoas com deficiência

Projeto prevê benefício fiscal para peças e equipamentos e ainda será analisado por outras comissões antes de seguir para o Senado A Comissão de Defesa...

Mato Grosso do Sul se consolida como referência nacional em turismo e inovação

Estado encerra 2025 com recorde de prêmios, crescimento econômico, avanços em inclusão e forte presença no mercado nacional e internacional Mato Grosso do Sul encerra...