32.5 C
Três Lagoas
quinta-feira, 19 de fevereiro, 2026

Simone Tebet quer, ao menos, 30% de mulheres no comando de diretórios partidários

Para senadora, a medida vai ajudar também a garantir que mais mulheres sejam eleitas

02/09/2020 09h48
Por: Deyvid Santos

BRASÍLIA (DF) – A presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, senadora Simone Tebet (MDB-MS), apresentou o projeto (PL 4391/2020) que altera a Lei dos Partidos Políticos para prever uma cota mínima de 30% para cada sexo na composição dos órgãos partidários de direção, de assessoramento e de apoio, bem como nos institutos e fundações.

Os percentuais são maiores para os órgãos partidários de juventude, que devem ter 50% de mulheres. A reserva de gênero vale para as estruturas das legendas nos municípios, estados, DF e em nível nacional e deve ser atingida até 2028. Se a cota não for cumprida, o projeto prevê a dissolução desses colegiados e nulidade de suas decisões.

“A luta por uma sociedade mais justa e igualitária pressupõe a presença mais efetiva de mulheres em postos de comando. Estabelecer a cota mínima dentro das estruturas partidárias vai, a médio e longo prazos, mudar o relacionamento interno nos diretórios, a forma de fazer política e a visão que a sociedade tem da política. Por isso, também sugiro que nos órgãos de juventude dos partidos políticos, a presença feminina seja até maior, de 50%. Se desde cedo garantirmos espaço efetivo ao olhar feminino dentro dos partidos, teremos mais equilíbrio e condições de mudar ou redirecionar o rumo da política. Queremos que as mulheres venham para a política. As diferentes visões de mundo, bem como as aspirações e metas, serão compartilhadas entre homens e mulheres de forma mais democrática, com o objetivo final de somar e construir cidadãos mais comprometidos e capacitados a nos representar, com olhar holístico para os problemas nacionais”, diz a senadora Simone Tebet na justificativa de seu projeto.

Insira a quarta parte da matéria aqui…

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Cratera coberta com terra preocupa motoristas no Centro de Três Lagoas

Buraco aberto após chuvas segue sinalizado há cerca de um mês e ocupa metade da pista na rua Duque de Caxias

Morte de caminhoneiro em Três Lagoas está entre os óbitos da Operação Carnaval da PRF

Balanço aponta 32 acidentes e dois óbitos nas rodovias federais de MS durante o período de folia no estado

Quaresma começa com chamado à dignidade e à moradia

Bispo destaca que campanha de 2026 convida fiéis a transformar fé em ação social e solidariedade Durante entrevista concedida ao programa Hora da Notícia, da...