26.7 C
Três Lagoas
quinta-feira, 21 de agosto, 2025

BRT Rio mostra as 10 mais criativas campanhas de caridade

28/08/2020 15h30
Por: Redação

Apoiar uma causa pela qual você é apaixonado ou organizações de caridade é bom para a alma. Pode enriquecer sua vida, dar-lhe um propósito e mudar sua percepção do mundo. Além disso, também pode trazer impactos positivos para o seu negócio.

No BRT Rio, o esforço para criar um transporte público de qualidade, eficiente e humano é constante. Com isso, o BRT Rio é mais que um meio de serviço, é um canal que viabiliza o transporte de milhares de cidadãos todos os dias pela cidade do Rio de Janeiro. Seja com atendimento ao cliente, esforços para resolução de problemas ou até mesmo campanhas de caridade e responsabilidade que ajudem os mais carentes da sociedade.

A responsabilidade social corporativa (RSC), também conhecida como cidadania corporativa, é um conceito de gestão que estimula as empresas a se conscientizarem do tipo de impacto que causam nos diversos aspectos da sociedade, sejam eles econômicos, ambientais ou sociais. Também lhes permite fazer esforços para melhorar a sociedade de algumas maneiras.

Geralmente inclui uma ampla gama de atividades, entre elas criar campanhas que conscientizem as principais preocupações sociais.

Veja algumas das campanhas de caridade e de responsabilidade social mais legais da atualidade:

1. Marks & Spencer (Inglaterra)

Você pode querer pensar duas vezes antes de jogar aquela camisa manchada na lata de lixo, porque existe uma maneira de você pegar essa coisa do seu armário enquanto ganha um desconto nas suas próximas compras.

A Campanha de Troca de Roupa é uma iniciativa lançada pelo varejista multinacional britânico Marks & Spencer com a confederação de organizações de caridade independentes Oxfam para reduzir os resíduos têxteis que vão para aterros sanitários.

Por meio deste programa, você pode deixar qualquer um de seus itens de roupa indesejados (mesmo os danificados) de qualquer varejista – incluindo camisas, blusas, vestidos, calças, saias, cintos, bolsas, joias, lenços, sapatos e até sutiãs – ou estofados – como aventais, roupas de cama, almofadas, cortinas, guardanapos, toalhas de mesa, mantas e toalhas – em caixas de depósito ‘Shwop’ para que possam ser revendidos para arrecadar fundos para caridade, reutilizados por pessoas de outros países ou reciclados em novos tecidos.

Cada vez que você fizer isso, a Oxfam o recompensará com um voucher de desconto para roupas e casa da Marks & Spencer.

2. Desafio do Café Sustentável da Starbucks (Estados Unidos)

A Starbucks não é apenas popular por ser a maior rede de cafeterias do mundo, mas também por fazer a diferença com sua campanha de RSC, que inclui programas para a contratação de refugiados e veteranos, fornecimento de refeições prontas para pessoas necessitadas e investimento em tecnologias relacionadas à tecnologia renovável.

Em 2015, a Starbucks fez parceria com a Conservation International para estabelecer o Sustainable Coffee Challenge, uma iniciativa para tornar o café o primeiro produto agrícola sustentável do mundo.

A campanha inclui uma série de programas que proporcionariam aos cafeicultores de todo o mundo meios de subsistência que podem durar por muitas gerações, atividades que teriam um impacto positivo na luta contra as mudanças climáticas e parcerias que dariam acesso a mais empresas café de origem ética.

3. Compre um par de óculos, dê outro par por Warby Parker (Estados Unidos)

Comprar um par de óculos da moda na Warby Parker permite que você ajude as pessoas de um país em desenvolvimento a obter melhores cuidados com os olhos. Isso ocorre porque toda vez que você compra um par de lentes deste varejista de óculos graduados online com sede nos Estados Unidos, eles fazem uma doação para uma empresa social chamada VisionSpring por meio da campanha Compre um Par, Dê um Par.

A iniciativa oferece a homens e mulheres de todo o mundo oportunidades de treinamento que os autorizem a realizar exames oftalmológicos básicos e a vender óculos a preços muito acessíveis.

Também inclui um programa chamado Projeto Alunos, que oferece exames de visão, exames de vista e óculos gratuitos para crianças em idade escolar. Desde o início da campanha, eles distribuíram milhões de óculos e ajudaram pessoas de mais de 50 países, incluindo México, Sri Lanka e Zimbábue.

4. Os homens podem ser melhores, da Gillette)

Em 2019, o aparelho de barbear e a marca de cuidados pessoais Gillette deu uma reviravolta em seu antigo slogan “O melhor que um homem pode conseguir” e o transformou em uma campanha de RSC chamada “Os melhores homens podem ser”.

Em janeiro daquele ano, eles lançaram um curta-metragem intitulado We Believe: The Best Men Can Be para abordar o comportamento negativo entre os homens, como masculinidade tóxica, sexismo, má conduta sexual e bullying. Para a campanha, eles também se comprometeram a distribuir US $ 1 milhão por ano durante os próximos três anos para organizações sem fins lucrativos que ajudam homens de todas as idades a alcançarem o seu melhor

5. #nósaceitamos pela Airbnb (Estados Unidos)

Uma das campanhas multiplataforma mais notáveis lançada em 2017 foi #nósaceitamos do Airbnb. Durante o Super Bowl daquele ano, o mercado de aluguel por temporada mostrou um comercial de 30 segundos e publicou anúncios em todas as suas contas de mídia social com uma mensagem sobre a aceitação para iniciar uma conversa sobre como combater o preconceito e aceitar as pessoas, não importa quem sejam, onde estejam de quem eles amam e quem eles adoram.

Como parte da iniciativa, eles também começaram a fornecer moradia para pessoas desabrigadas por desastres e fizeram parceria com organizações dedicadas às necessidades dos refugiados em todo o mundo.

6. #EscuteElas da Lenovo (Estados Unidos)

Em 2015, a IT Giant Lenovo fez parceria com a YUWA, uma organização sem fins lucrativos com sede em Jharkhand, Índia, que ensina meninas a jogar futebol para tornar sua vida melhor, para uma iniciativa social chamada #escuteelas, que deu às mentes mais brilhantes para lançar ideias focadas em energia, tecnologia e saneamento que podem ter impactos positivos na vida da comunidade na pequena aldeia indígena de Hutup. Entre os argumentos de venda apresentados, a YUWA escolheu os melhores e começou a implementá-los, enquanto os apresentadores ganharam um estágio de um mês.

A iniciativa atraiu muito interesse de organizações e personalidades conhecidas, como UN Women, Sky Mvmt (uma plataforma global que visa acabar com a opressão feminina em todo o mundo), Mamta Chhikara de IndianBizParty, Debjani Ghosh da Intel South Asia, e Rajan Anandan, do Google Índia.

7. Toque da mãe por NIVEA (Estados Unidos)

A marca de cuidados com a pele NIVEA India trabalhou com a Aseema Fundo de Caridade, uma organização não governamental com sede em Mumbai, dedicada a fornecer educação de alta qualidade a crianças de comunidades marginalizadas para a iniciativa social Mom’s Touch.

Com a missão de ajudar as mães que trabalham duro todos os dias para que possam mandar seus filhos para a escola, a campanha impulsionada pelas redes sociais tocou o coração de muitas pessoas em 2015.

NIVEA e Aseema lançaram um filme digital que contou a história de mães extraordinárias. Narrado por seus filhos, mostrou os sacrifícios que essas mães fizeram para dar a seus filhos um futuro melhor.

Os espectadores puderam ajudar nessa causa compartilhando o filme, doando diretamente para a organização ou compartilhando o filme em suas contas de mídia social. Isso ocorre porque para cada ‘ação’ o filme recebe da NIVEA doado 100 gramas de arroz para a organização.

8. Salve Nossas Espécies da Lacoste (França)

Há mais de 80 anos, seu icônico logotipo de crocodilo adorna cada item de roupa que a Lacoste produz. No entanto, em 2018, ela tirou férias por um breve período para dar a outras espécies a chance de brilhar na campanha Save Our Species da marca de roupas.

Em seu desfile durante a Paris Fashion Week daquele ano, eles lançaram uma linha de camisas polo de edição limitada que apresentava 10 animais em extinção no lugar do crocodilo icônico. Para cada espécie, o número de camisas produzidas corresponde ao número de indivíduos conhecidos que permaneceram na natureza. Por exemplo, apenas 30 camisetas feitas com a Vaquita – uma espécie de boto endêmica do Golfo da Califórnia – já que existem apenas 30 delas na natureza.

As camisetas, que custam cerca de US $ 180 cada, esgotaram rapidamente, e os lucros foram doados para a União Internacional para a Conservação da Natureza, uma organização internacional que trabalha na área de conservação da natureza e uso sustentável dos recursos naturais.

9. Voando para frente pela JetBlue Airways (Estados Unidos)

Em sua campanha de responsabilidade social, Voando para a frente, a companhia aérea JetBlue Airways uma pessoa que precisa de uma passagem grátis para alguém em necessidade, com a condição de que ele ou ela selecione outro destinatário merecedor da passagem grátis depois, e assim por diante.

A iniciativa começou com o nome local de Chicago, Tameka Lawson, que queria representar sua organização sem fins lucrativos I-Grow em uma conferência da ONU em Nova York, e uma haitiana chamada Lois Elneus, que queria ajudar a construir a primeira biblioteca pública em seu país. Lawson passou o voo para uma deficiente chamada Teena Katz para que ela pudesse voar para Seattle, então Katz passou para um artista de rua que gostaria de poder pintar mais murais em todo Estados Unidos.

10. SOS por Ben e Jerry’s

O fabricante de sorvete Ben and Jerry’s tem expressado sua posição sobre questões sociais importantes e apoiado ativamente campanhas de responsabilidade social desde o início, por isso não foi surpresa quando eles criaram um sabor de sorvete especialmente em 2015 para uma campanha de ativismo climático.
Para a cúpula do clima de Paris em 2015, eles revelaram um novo sabor de sorvete chamado Save Our Swirled.

Este novo sabor consiste em redemoinhos de framboesa, pedaços de cone de fudge branco e escuro e marshmallows em uma base de sorvete de framboesa.

Este sabor particular em destaque contém a sigla ‘SOS’ na embalagem de sorvete e traz o slogan ‘se derreteu, está arruinado’ para chamar a atenção para as mudanças climáticas e apoiar a empresa na transição para energia 100% limpa.

BRT Rio arrecada 220 quilos de peças na Campanha do Agasalho

Doações dos passageiros serão entregues a duas instituições sociais
A solidariedade dos passageiros do BRT Rio fez da Campanha do Agasalho em 2020 um sucesso. Centenas de peças como casacos, calças, sapatos e cobertores foram arrecadados nos terminais Alvorada, na Barra da Tijuca, e Paulo da Portela, em Madureira. O montante de itens doados em um mês de campanha ultrapassou 220 quilos.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), as doações serão encaminhadas para as Unidades de Recolhimento Social Maria Vieira Bazani, no Recreio; e Cely Campello, na Taquara. Todas as peças femininas, masculinas e infantis serão higienizadas antes da entrega.

“É gratificante perceber que passageiros e colaboradores do BRT Rio abraçaram a Campanha da Agasalho e estão sempre dispostos a ajudar quem precisa. O resultado dessa ação mostra que estamos no caminho certo ao apostar em projetos e ações sociais, construídos por meio de parcerias, para atender a população de bairros e regiões dos nossos corredores”, afirmou o presidente-executivo do BRT Rio, Luiz Martins.
A secretária municipal da Assistência Social e Direitos Humanos, Tia Ju, destacou a importância da campanha: “No inverno os agasalhos são itens muito importantes para nos proteger do frio. Agradecemos a solidariedade de todos que fizeram as doações”.

Além de focar no constante aprimoramento e nível de serviço para os cidadãos cariocas, o BRT Rio investe e se inspira nas melhores campanhas de caridade e responsabilidade social para trazer mais valor para a sociedade.

Veja também:

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

2º Batalhão da Polícia Militar deflagra Operação Força Total em Três Lagoas e região

Ação nacional reforça segurança e marca os 30 anos do Conselho Nacional de Comandantes Gerais das PMs Nesta quinta-feira, 21 de agosto, o 2º Batalhão...

Prefeitura de Três Lagoas realiza recapeamento de 1,9 km na Rua Egídio Thomé

Obra abrange cerca de 18 mil m² e melhora acesso ao Distrito de Jupiá A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Diretoria de Serviços...

AABB conquista título do Campeonato Municipal de Voleibol Feminino 2025

Equipe venceu a APAS por 2 sets a 0 na grande final realizada no Ginásio Municipal “Cacilda Acre Rocha” Na noite desta quarta-feira, 21 de...