27 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de dezembro, 2025

Acordo entre USP e Marinha cria curso de engenharia nuclear em Iperó

Educação – 10/05/2012 – 11:05

Prédio será erguido no terreno do Centro Experimental Aramar.

Professores e alunos poderão usar instalações da Marinha.

Uma parceria entre a USP e a Marinha do Brasil vai criar em Iperó (SP) um curso inédito na região: o de engenharia nuclear.

O prédio que vai abrigar o novo curso será erguido em uma área cedida pela Marinha, dentro do Centro Experimental Aramar, instalado na cidade. A previsão é que salas de aula, bibliotecas e laboratórios fiquem prontos já no ano que vem.

Pelo acordo, professores e alunos poderão utilizar laboratórios e outras instalações que pertencem à Marinha Brasileira.

A USP vai oferecer 60 vagas no vestibular, que ainda não tem data marcada. No dia 16 de maio, em São Paulo, a universidade e a Marinha devem assinar o convênio para a doação da área em Aramar.

O curso faz parte dos investimentos no projeto de construção do primeiro submarino nuclear do país, que recebeu um dos maiores orçamentos dos últimos anos.

O Brasil quer se inserir num seleto grupo de países que possuem submarinos movidos a energia nuclear. Atualmente, só cinco países têm esse tipo de aparelho: Estados Unidos, França, China, Rússia e Inglaterra.

Aramar recebeu uma verba de R$ 284 milhões para 2012. Parte deste orçamento está sendo usado no treinamento de militares para operar o submarino e na compra de simuladores importados da França.

O projeto brasileiro de construir um submarino movido a energia nuclear começou a ser desenvolvido na década de 80. Durante anos o projeto sofreu com a falta de dinheiro e os planos foram adiados. Agora, a previsão é que o submarino fique pronto em 2025.

Fonte: Do G1

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Vigilância em Saúde do Trabalhador fornecerá treinamento gratuito a trabalhadores autônomos da construção civil em janeiro

Os trabalhadores autônomos que desejarem participar do treinamento, devem ficar atentos que a abertura das inscrições está prevista para começo de janeiro.

Veja o que abre e o que fecha durante o recesso de final de ano na Prefeitura de Três Lagoas

Desta forma, a Prefeitura informa os setores que serão fechados e os que funcionarão durante este período.

Prefeitura de Três Lagoas alerta: dengue não tira férias e pode matar

O município segue intensificando as ações de prevenção, orientação e fiscalização em toda a cidade, mas reforça que a colaboração da população é essencial para reduzir os casos e proteger vidas.