28.7 C
Três Lagoas
terça-feira, 26 de agosto, 2025

Bolsonaro sanciona lei que proíbe corte de água e energia aos finais de semana

O dispositivo foi incluído na lei que trata dos direitos dos usuários de serviços públicos prestados pela administração pública.

16/06/2020 15h28
Por: Julia Vasquez com informações do site Notícias e Concursos

BRASÍLIA (DF) – O presidente Jair Bolsonaro sancionou o projeto de lei que proíbe o corte aos finais de semana e feriados nacionais de serviços, como água e energia, de clientes inadimplentes.

A iniciativa que entrou em vigor hoje (16), foi aprovada pelo Poder Legislativo no final de maio e publicada a sua sanção no “Diário Oficial da União”.

A medida proíbe o corte dos serviços de sexta a domingo e na véspera e durante feriados. Ainda, obriga o consumidor a ser comunicado previamente sobre o desligamento e proíbe as empresas de cobrarem o serviço de religamento quando não houver comunicação prévia do corte.

Já era prevista por regulamentações administrativas a obrigatoriedade de comunicação prévia, principalmente se tratando de energia elétrica, porém, não era contemplado na legislação.

Com a sanção, o dispositivo foi incluído na lei que trata dos direitos dos usuários de serviços públicos prestados pela administração pública.

Agora, a concessionária pública deverá informar a partir de que dia o corte será feito e isso só poderá ocorrer em horário comercial. O consumidor não terá a obrigação de pagar taxa de religação dos serviços quando não for notificado antes.

Foto: Agência Brasil.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Ministério Público de MS quer ouvir a população para definir ações dos próximos cinco anos

Consulta pública online recebe sugestões até 30 de setembro para construção do Plano Estratégico 2026-2030

Prefeituras encerram disputa judicial sobre ISS do pedágio e garantem liberação de mais de R$ 10 milhões

Após quase um ano de impasse, Justiça de Três Lagoas determina que concessionária Way 112 repasse diretamente aos municípios os valores do imposto, conforme rateio proporcional à extensão das rodovias

Corpo de jovem desaparecido foi encontrado sem vida no Rio Verde

Tragédia em Água Clara se repete, reforçando alerta sobre a periculosidade do local