27.1 C
Três Lagoas
sábado, 2 de agosto, 2025

Prefeitura publica redação final dos decretos para funcionamento parcial de berçários, brinquedoteca e outros estabelecimentos

Dentre as alterações, os cursos técnicos que tenham aulas práticas retornarão nesta segunda-feira

08/06/2020 09h22
Por: Marco Campos

Conforme a reunião do Comitê de Enfrentamento à COVID-19 de Três Lagoas, que aconteceu na última quinta-feira (4), onde os interessados apresentaram planos de ação, o Decreto Municipal Nº 130, publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Mato Grosso do Sul desta segunda-feira (08), alterou e acrescentou dispositivos aos decretos nº 073, de 06 de abril de 2020 e nº 098, de 24 de abril de 2020.

Dentre as alterações, os cursos técnicos que tenham aulas práticas retornarão nesta segunda-feira (8), assim como o funcionamento de outros estabelecimentos citados no decreto. O Shopping Três Lagoas também teve alterações acatadas pelo Comitê.

BERÇÁRIOS E BRINQUEDOTECAS

Os berçários e brinquedotecas tiveram um decreto à parte (Nº 131). Voltarão a atender mediante diversas regras, para manter a saúde das crianças que necessitam de um local para permanecer enquanto pais e responsáveis estão em horário de trabalho.

Entre as regras estão:

A fim de contingenciar o número de crianças e preservar as regras de distanciamento os estabelecimentos que trata o caput deste artigo deverão funcionar com o limite de 50% de sua quantidade de vagas disponíveis;

As crianças deverão ser recebidas no portão de entrada, de modo a evitar o acesso de demais pessoas no interior dos estabelecimentos, ficando permitido o ingresso de pais ou responsáveis apenas para tratar questões de cunho administrativo e financeiro.

Após a assepsia dos pés e mãos, as crianças deixarão os calçados no cômodo de entrada e utilizarão meias, de modo a minimizar os riscos de contaminação dos calçados.

Em decorrência do inciso antecedente, deverão ser priorizadas as atividades de leitura, contação de histórias e atividades lúdicas, sem utilização de material de uso comum.

Os colaboradores integrantes do grupo de risco, como idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, hipertensos, diabéticos, gestantes, doentes crônicos, imunodepressivos, entre outros, não poderão exercer atividade laborativa.

Além disso, os demais que estiverem trabalhando e apresentarem sintomas sugestivos da Covid-19, deverão ser imediatamente afastados e o fato comunicado a Vigilância em Saúde, através do telefone (67) 3929-1782, para fins de conhecimento e monitoramento, sob pena de responsabilização administrativa, civil e penal.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Policial afirma que universitária desaparecida foi morta por namorado em assentamento

Em depoimento, PM da reserva diz que Marcos Yuri cometeu o crime e tentou ocultar corpo de Carmen de Oliveira, desaparecida desde 12 de junho em Ilha Solteira

MS registra 7.636 casos confirmados de dengue em novo boletim

A SES alerta que as pessoas devem evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município.

Ação piloto da SES em Inocência será modelo para municípios de MS em expansão

Trabalho desenvolvido por equipes técnicas da SES testou novo formato de resposta para apoiar municípios impactados por grandes empreendimentos e crescimento acelerado