Segundo dados repassados do Ministério Público do Trabalho (MPT-MS), os casos foram registrados em Dourados, Guia Lopes da Laguna e Bonito
28/05/2020 07h08
Por: Patrícia Fernandes com informações do Midiamax
MATO GROSSO DO SUL (MS) – O Ministério Público do Trabalho, divulgou nesta quarta-feira (27), o caso de 243 trabalhadores de frigoríficos que foram diagnosticados com a Covid-19 nos municípios de Dourados, Guia Lopes da Laguna e em Bonito. O Frigorífico Brasil Global Agroindustrial Ltda, que fica em Guia Lopes da Laguna é o que traz mais casos confirmados como positivo, sendo de 109 contaminado. Em seguida vem a Seara Alimento (JBS), que fica em Douradora, que traz 96 casos confirmados, além da BRF S.A que apresentou 8 funcionários que também foram diagnosticados com a doença. O Frigorífico Franca Comércio de Alimentos Ltda, em Bonito, apresentou 30 casos confirmados.
OS CASOS
Segundo as informações do Ministério Público do Trabalho, o Frigorífico Brasil Global Agroindustrial Ltda, que fica em Guia Lopes da Laguna é o que traz mais casos confirmados como positivo, sendo de 109 contaminado. Em seguida vem a Seara Alimento (JBS), que fica em Douradora, que traz 96 casos confirmados, além da BRF S.A que apresentou 8 funcionários que também foram diagnosticados com a doença. O Frigorífico Franca Comércio de Alimentos Ltda, em Bonito, apresentou 30 casos confirmados.
RECOMENDAÇÕES
Para tentar conter a disseminação da doença, o Ministério Público do Trabalho, emitiu uma série de recomendações às 42 empresas do setor em todo o Estado, entre essas medias está o distanciamento de 1,8 metro entre cada funcionário, a desinfecção de superfícies e a instalação de filtros para garantir a renovação do ar.
SEGURANÇA
Em relato o vice presidente do Sindicato das Indústrias de Frios e Carnes e Derivados de Mato Grosso do Sul, Sérgio Capucci, todas as unidades estão seguindo as recomendações. “Existe uma equipe para a segurança do trabalho, uma de controle de qualidade e agora foi criada uma nova equipe que prevê monitorar as medidas de segurança contra a Covid-19.
ALERTA
Por se tratarem de empresas que empregam uma grande quantidade de pessoas, os frigoríficos estão na mira das autoridades, um exemplo é na cidade de Bonito, onde segundo a secretária municipal de saúde, Lívia Maria Silva Oliveira, todos os casos da doença no município estão restritos a funcionários do frigorífico.
“O município não tem nenhum caso de transmissão comunitária ou decorrente de outra origem, nós já fizemos o rastreamento de todas as novas famílias, que também estão sendo submetidas a testes, e até o presente momento todos atestaram negativo”, disse.
Dourados é o terceiro município com o maior numero de casos do Estado, registrando 180 casos, porém a maior preocupação no momento é com a Reserva Indígena “Francisco Horta Barbosa”, em que uma das moradoras trabalho no frigorífico da Seara e veio a ser confirmada como caso positivo, sendo assim acabou espalhando a doença e contaminando os outros indígenas.
Já Guia Lopes da Laguna é o segundo município com o maior numero de casos, até o momento são 199 pessoas confirmadas até nesta última terça-feira (26). O vírus chegou na cidade no final do mês de abril, quando um motorista acabou tendo contato com dois colaboradores do frigorífico.





