23.9 C
Três Lagoas
sexta-feira, 21 de novembro, 2025

Alojamentos do presídio masculino do regime semiaberto são reformados em Três Lagoas

A reforma dos alojamentos e alambrados do semiaberto visa oferecer uma maior segurança e salubridade aos indivíduos

26/05/2020 10h09
Por: Patrícia Fernandes com informações do Arapuá News

TRÊS LAGOAS (MS) – Uma iniciativa que foi realizada pela Colônia Penal Industrial “Paracelso de Lima Vieira Jesus” neste último domingo (24) em Três Lagoas, está garantindo uma nova pintura, o conserto dos alambrados e a parte hidráulica de todos os alojamentos. Com a chegada da pandemia, os alojamentos estão sendo higienizados constantemente, assegurando a saúde dos internos, sendo essa a prioridade na gestão da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen).

Houve um investimento total de R$10 mil nesta ação que foi custeada com recursos próprios, através da mão de obra contratada e com o apoio do Poder Judiciário local, por meio do juiz corregedor, Rodrigo Pedrini Marcos.

De acordo com o diretor da unidade penal, José Antônio Garcia Sales, a ideia surgiu após uma determinação judicial da saída de presos para que fossem cumprir a pena em regime domiciliar, para evitar a proliferação da Covid-19.

“Foi um momento oportuno que encontramos para fazer todos os reparos necessários dentro da unidade penal como forma de garantir mais segurança e dignidade aos servidores e aos próprios interno”, afirmou.

READEQUAÇÃO

Outra nova reestruturação vem acontecendo no presídio masculino do regime semiaberto, é a ampliação e a readequação do setor de saúde, para a implantação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP), do Ministério da Saúde.

O COMEÇO

A obra se deu no início de outubro do ano passado, ela integra uma série de melhorias e engloba as ações de assistência que é realizada pela Agepen, para aperfeiçoar os serviços prestados em prol da humanização da pena, conforme estabelece a Lei de Execução Penal (LEP).

RECURSOS

Está reforma está sendo executada com recursos provenientes de penas pecuniárias, liberadas pelo Ministério Publico e pelo juiz corregedor dos presídios de Três Lagoas, Rodrigo Pedrini Marcos.

INVESTIMENTO

Foram investidos pouco mais de R$136,4 mil para a reconstrução de diversos espaços da unidade penal, contribuindo para melhorar o atendimento dos internos, bem como a valorização do trabalho dos servidores.

Alojamentos do semiaberto são reformados em Três Lagoas. Foto: Arapua News

Alojamentos do semiaberto são reformados em Três Lagoas. Foto: Arapua News

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Força Tática apreende drogas, dinheiro e moto furtada em ação no bairro São João

Adolescente e jovem foram encaminhados à Polícia Civil após abordagem que resultou na apreensão de entorpecentes, dinheiro e objetos ligados ao tráfico Uma ação da...

Comissão da Câmara atualiza ECA para incluir educação obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos

Proposta adequa o Estatuto da Criança e do Adolescente à Constituição; texto segue ao Senado, salvo recurso para votação no Plenário. A Comissão de Constituição...

Detran-MS amplia cuidado com idosos com descontos na CNH e atendimento exclusivo

Com população 60+ em rápido crescimento, o órgão oferece taxas reduzidas, guichês exclusivos e serviços humanizados para garantir autonomia e respeito aos motoristas mais...