19.2 C
Três Lagoas
quarta-feira, 27 de agosto, 2025

Polícia começa usar aplicativo para identificação de carros roubados

Além de identificar com mais agilidade os carros furtados e roubados, também será possível checar boletins de ocorrência e mandados de prisão

26/05/2020 09h15
Por: Patrícia Fernandes com informações do Correio do Estado

BRASIL (BR) – Um aplicativo criado para aumentar a eficácia e a segurança de agentes policiais que fazem as abordagens e atendem a população, o aplicativo Agente de Campo, foi desenvolvido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e começou a ser utilizado nesta segunda-feira (25) nos estado do Acre, Pará e Tocantins.

Essa nova ferramenta é fruto de um projeto realizado pela inteligência artificial e Big Data pelas forças policiais, e agora vai passar à auxiliar os agentes das polícias Civil e Militar durante as rondas e missões em campo.

“Vamos aumentar a eficiência do trabalho policial e ao mesmo tempo conseguir minimizar o risco para os agente, pois durante uma abordagem, o policial terá a possibilidade de chegar os dados dos veículos, os nomes dos suspeitos e ter uma maior segurança, podendo saber com que tipo de individuo está lidando. Essa demanda de segurança publica está cada vez maior e o efetivo não consegue acompanhar essa necessidade social, mas agora com essa nova ferramenta, os agentes terão mais eficiência”, afirma o diretor de Gestão e Integração da Informação da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Wellington Silva.

Durante esse primeiro mês, o aplicativo vai ser usando por 201 agentes policias que serão selecionados, a plataforma ainda será usada em caráter de teste e disponibilizada para uso geral de agentes de segurança a partir de junho.

Apenas os agentes cadastrados poderão ter acesso à base de dados, que vai disponibilizar os boletins de ocorrência, mandados em geral e as fichas de registro dos automóveis, como a placa, o chassi e o nome do proprietário.

BIG DATA

Este aplicativo é apenas uma pequena parte dos esforços do MJSP para usar a tecnologia da informação no refinamento do trabalho policial. “temos outras 14 etapas do projeto em andamento, e ainda neste ano poderemos acompanhar, por exemplo, o atendimento de viaturas que foram deslocadas pelo serviço 190”.

Sendo assim o policial será notificado por meios digitais da necessidade de atendimentos das viaturas enviadas para o local e a urgência do chamado.

Os agentes que estiverem nas ruas poderão ter acesso as informações que seriam passadas por rádio ou indo diretamente a delegacia sem a necessidade de deslocamento ou perda de tempo. O aparelho celular que ele usa terá esse aplicativo e ele vai receber as notificações em tempo real.

De acordo com a nota emitida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, o investimento em infraestrutura digital deverá chegar a R$32 milhões nos próximos 3 anos, foi informado também que o ministério vai dar prioridade para facilitar a integração e a análise de grandes volumes de dados na segurança pública.

Polícia começa usar aplicativo para identificação de carros roubados. Foto: Imagem Ilustrativa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Emissão de RG enfrenta altos índices de ausência e reprovações em Três Lagoas

Chefe do Núcleo de Identificação Civil, perita Cristiane Correia, pede mais comprometimento da população

Vereadora Sirlene Pereira propõe campanha inédita sobre aneurisma cerebral

Projeto alerta sobre riscos do aneurisma cerebral e promove prevenção e orientação à população

Colisão frontal entre caminhão-baú e carreta de calcário mata duas pessoas na BR 262

Acidente mobilizou PRF e Bombeiros, onde trânsito segue lento e desviado na região do Bálsamo, entre Campo Grande e Ribas do Rio Pardo