De acordo com as pesquisas, o Brasil é o segundo país com maior número de casos com a doença no mundo todo, e após diversos alertas com a situação da pandemia no Brasil, os Estados Unidos impuseram barreiras para evitar a importação de casos
25/05/2020 14h22
Por: Patrícia Fernandes com informações de Achei USA
ESTADOS UNIDOS (EUA) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump anunciou neste último domingo (24), a proibição da entrada de cidadãos brasileiros nos Estados Unidos, por causa do descontrole da Covid-19 no país. Há algumas exceções no decreto, que incluem os americanos e residentes permanentes nos Estados Unidos. De acordo com as pesquisas, o Brasil se tornou o segundo país do mundo em casos da Covid-19, nesta última sexta-feira (22), perdendo apenas para os Estados Unidos, que agora tem 1.684.243 casos confirmados e 98.169 mortes. Logo em seguida vem o Brasil que tem 365.213 casos confirmados e 22.746 mortes.
Essa decisão foi divulgada por meio de um decreto assinado por Donald Trump, neste domingo e de acordo com a redação, os cidadãos não americanos que estiveram no Brasil pelos últimos 14 dias estão terminantemente proibidos de ingressar nos EUA, essa decisão começa a valer a partir da próxima sexta-feira (29).
“Hoje, o presidente tomou uma ação decisiva para proteger o país suspendendo a entrada de estrangeiros que estiveram no Brasil durante o período de 14 dias antes de buscarem a admissão nos EUA, ou seja, até o dia 23 de maio de 2020, o Brasil tem 365,213 casos confirmados da Covid-19 e é o segundo maior no número de casos confirmados no mundo”.
A ação de hoje vai ajudar a garantir que estrangeiros que estiveram no Brasil não se tornem uma fonte adicional de infecções nos Estados Unidos, assim foi dito o comunicado divulgado pela Casa Branca.
Este texto afirma que a decisão não se aplica ao fluxo comercial entre os dois países, que no caso, será mantido, antes dessa decisão ser tomada, apenas nove voos semanais estavam em operação entre o Brasil e os EUA, todo com destino para a Flórida e Houston, no Texas.
A medida foi precedida por diversas advertências e no final do mês de abril, durante uma reunião entre o presidente e o governador da Flórida, já consideravam a ideia de suspender os voos provenientes da América Latina e citou especificamente o Brasil.
De acordo com as pesquisas, o Brasil se tornou o segundo país do mundo em casos da Covid-19, nesta última sexta-feira (22), perdendo apenas para os Estados Unidos, que agora tem 1.684.243 casos confirmados e 98.169 mortes. Logo em seguida vem o Brasil que tem 365.213 casos confirmados e 22.746 mortes.
