22.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 13 de novembro, 2025

Calendário de aulas da UFMS é mantido por determinação da Justiça

Justiça negou rejeitou todos os pedidos feitos pela Adufms (Associação de Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), na última sexta-feira (15). A reitoria havia determinado a finalização do semestre por aulas online.

20/05/2020 15h41
Por: Mirela Coelho com informações do Midiamax

MATO GROSSO DO SUL (MS) – A Justiça Federal rejeitou todos os pedidos feitos pela Adufms (Associação de Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), na última sexta-feira (15). Uma das solicitações era para suspender o calendário acadêmico que já havia sido indeferida pelo Ministério Público Federal.

A decisão favorável à universidade, estabelece que as medidas tomadas pela administração são legítimas e atende a legalidade. Em nota, a UFMS informou que o decreto judicial esclarece a preocupação com a saúde de professores, colaboradores e alunos durante o período da pandemia de coronavírus.

“A UFMS tem seguido as regras da Constituição Federal, legislação que rege o ensino superior, seu Estatuto e seu Regimento Interno e sanitárias, em especial, oferecendo mais auxílios e benefícios para atender os estudantes em vulnerabilidade. A Justiça considerou que a Administração Central, frente à situação excepcional, buscou soluções menos gravosas para diminuir os efeitos da pandemia para a comunidade universitária”.

As aulas foram suspensas e estão sendo feitas de forma remota, substituindo as atividades presenciais à distância por ferramentas de estudo online. Com isso, o calendário segue sem mudanças. O semestre terminará com aulas remotas. Conforme o reitor da unidade, Marcelo Turine, os questionamentos da Adufms trazem a revisão das medidas administrativos.

“Assim, foi muito importante a atuação do MPF e da Justiça Federal, que com suas decisões acabaram por demonstrar o acerto da decisão da gestão em manter o calendário acadêmico com adequação das aulas para TICs (Ensino Remoto de Emergência)”, finalizou.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Detran-MS lança aplicativo que agiliza consultas e reforça segurança no trânsito

Ferramenta integra forças policiais e permite acesso instantâneo a dados de veículos e condutores

Casa do Trabalhador de Três Lagoas oferece 98 vagas de emprego nesta quinta-feira

Oportunidades incluem cargos para auxiliar de produção, pedreiro, servente de obras e motorista A Casa do Trabalhador de Três Lagoas está com 98 vagas de...

Empresários avaliam com cautela mudanças no vale-alimentação

Novo decreto do governo moderniza o Programa de Alimentação do Trabalhador e limita taxas cobradas por operadoras Empresários do setor de alimentação receberam com expectativa...