27.9 C
Três Lagoas
segunda-feira, 20 de julho, 2026

Promotor de Justiça esclarece decreto que restringe festas familiares

Medida de combate ao novo coronavírus gerou polêmica e dúvidas junto à população

20/05/2020 08h40
Por: Mirela Coelho com informações da Imprensa CMTLS

TRÊS LAGOAS (MS) – O promotor de Justiça, Moisés Casaroto, participou da sessão da Câmara Municipal, nesta terça-feira (19), de forma online, para explicar o último decreto municipal, editado com apoio do Comitê de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19. Ele explicou que as restrições são para reuniões com mais de seis pessoas, para a realização de festas e encontros, visando reduzir o avanço das contaminações. Também disse que isso não se aplica a casas onde residam mais de seis pessoas, logicamente, mas ao recebimento de visitas para festejos.

Casaroto relatou fatos de reuniões familiares e entre amigos que já ocasionaram em casos de Covid-19, no Estado, como na cidade de Brasilândia, onde 12 pessoas foram contaminadas e duas morreram em decorrência da festa domiciliar. Outros relatos foram sobre aglomerações em locais públicos, como o Jupiá e Lagoa Maior, além de várias denúncias de festas e partidas de futebol reunindo dezenas de pessoas, atos considerados o de maior risco de propagação da doença.

O promotor ainda disse que o comércio e estabelecimentos públicos continuam em funcionamento de acordo com medidas de restrições sanitárias anteriormente decretadas. Ele solicitou que a população tenha a preocupação de aderir às normas, com objetivo de melhorar o avanço no número de infectados. Na segunda-feira, a cidade já contabilizava 108 casos positivos para Covid-19 e quatro óbitos. Casaroto disse que o distanciamento social é a principal forma de combate.

O diretor da Câmara, André Bacalá Ribeiro, representante do Legislativo no Comitê, também falou remotamente, explicando que o momento é de guerra contra o coronavírus e que as restrições não são contra a população, mas a favor da proteção, uma vez que a cidade ainda não conta com suporte hospitalar. “Não é hora de festejar, mas sim de ganhar a guerra contra o vírus”, afirmou.

Ribeiro lembrou que os 40 respiradores comprados pela administração municipal ainda não foram entregues pelo fabricante e os oito respiradores doados por uma empresa não foram ligados, devido a questões de incompatibilidade técnica.

Os representantes do Comitê informaram, inclusive em resposta ao vereador Renée Venâncio, que será realizada nova reunião para melhorar a redação do decreto, de forma que não pairem dúvidas nem ocorram interpretações distorcidas, com cunho político, para descredibilizar a medida.

O vereador Celso Yamaguti ressaltou que é um momento de união de todos os setores da sociedade para tentar combater o coronavírus e seus impactos. “É um momento das pessoas se unirem, para podermos comemorar em dezembro com todos os familiares”, opinou. Ele ainda frisou que muitas famílias estão protegendo seus idosos, espontaneamente, sem necessidade de decretos. Ainda solicitou que as pessoas parem de distorcer informações.

A importância das informações também pautou a fala do vereador Gilmar Garcia Tosta. Ele declarou que a guerra só pode ser vencida com informação, principalmente se ela for unificada entre todas as autoridades, sejam locais ou nacionais. “O Comitê, que conta com representantes da Câmara, está correto. Temos que ouvir autoridades sanitárias. Informação é a estratégia mais importante neste momento”, poderou.

Já o vereador Realino disse que os agentes públicos são alvos de críticas pesadas, mas têm realizado, em nível local, medidas eficientes, que ainda estão conseguindo manter a curva da doença de forma menos acentuada.

Foto: Imprensa CMTLS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Vizinha é ameaçada de morte por morador ‘barulhento’ no Jardim Progresso

Confusão levou as partes à DEPAC, onde vítima de 44 anos relatou ter sido ameaçada por homem de 30 anos, mas desistiu de representar criminalmente neste momento

Mais de 3,6 mil famílias de Três Lagoas podem perder desconto na conta de luz por problema no cadastro

Neoenergia Elektro alerta que mais de 4,8 mil consumidores da região precisam atualizar os dados no CadÚnico para manter o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica

VÍDEO: Proprietário de lotéricas explica mudança nos sorteios da Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal alterou o calendário de sorteios das Loterias Caixa. A partir de agora, os concursos que tradicionalmente eram realizados aos sábados...
error: Conteúdo Protegido