A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) vai autorizar o retorno das atividades após o dia 18 de maio mediante Plano de Biossegurança
04/05/2020 09h18
Por: Patrícia Fernandes com informações do Midiamax
MATO GROSSO DO SUL (MS) – A Reitoria da UFMS autorizará o retorno das atividades presenciais nas universidades após o dia 18 de maio, após a elaboração de um planejamento especifico para todas as unidades, com base no Plano de Biossegurança, o qual foi aprovado na última quarta-feira (29.4).
Este Plano de Biossegurança, tem como objetivo primeiramente a preservação da vida, visando conciliar o retorno das atividades presenciais (acadêmicas e administrativas), com a prevenção à disseminação da Covid-19.
Esse é um conjunto de ações voltada a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades administrativas, de ensino, pesquisa, extensão, inovação, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando a saúde, dos humanos, dos animais e a preservação do meio ambientes e garantido a qualidade dos resultados.
Na manhã desta terça-feira (5), a direção de todos os câmpus, faculdades, institutos e escolas estão reunidos para alinharem os detalhes das novas medidas a serem adotadas.
A Reitoria da UFMS afirma, “o Plano Local de Biossegurança, será de condição obrigatória para o planejamento e a realização de atividades presenciais na Unidade”.
Será avaliado em conjunto com os coordenadores dos cursos, as atividades presenciais que são imprescindíveis, entendendo assim que, o estudos dirigidos com o uso de TICs serão prorrogados e autorizados para todas as disciplinas, tanto na graduação como também na pós-graduação até o fim do semestre 2020/1, tudo de acordo com as orientações vigentes do MEC.
Para que os estudos sejam fortalecidos e que tenham continuidade, a Reitoria autorizou a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proaes), a abrir novos editais para a concessão de auxílios emergenciais para os estudantes mais vulneráveis da UFMS, fornecendo: auxílio alimentação, auxílio de pacote de dados para acesso a internet, cadastro de estudantes que necessitam de empréstimo de equipamentos tecnológicos, além de outros editais essenciais para garantir a educação ao estudantes com maior vulnerabilidade socioeconômica.
Após haver à aprovação do retorno das atividades, com o Plano de Biossegurança, a direção de cada unidade deverá comunicar com antecedências aos estudantes e aos servidores sobre a eventualidade das atividades presenciais que são imprescindíveis.
