22.6 C
Três Lagoas
quarta-feira, 17 de dezembro, 2025

Brasileiro que morreu afogado na Rússia esperou 20 min por ajuda

Internacional – 09/01/2012 – 11:01

O estudante de Medicina Henrique Vasques de Haro, 20 anos, que morreu afogado em um lago na Rússia na última segunda-feira, ficou 20 minutos na água até a chegada de socorristas, segundo seu colega Rafael Lusvarghi, a única testemunha do acidente na cidade de Kursk, a 460 km de Moscou. Rafael afirma que eles saíram para patinar na hora do almoço, revezaram um par de patins e, por volta de 13h30, resolveram ir embora, mas o gelo trincou, os dois caíram na água e não conseguiram chegar à margem, onde havia um botão de emergência para acionar os bombeiros. As informações são do Fantástico.

“Ele (Henrique) teve um comportamento exemplar, manteve a calma, mas a gente ficou muito tempo na água até alguém passar e perceber que a gente estava caído. Ele não conseguiu aguentar, ficou inconsciente, afundou faltando muito pouco tempo para o policial chegar”, conta Rafael. a supervisora do pronto-socorro do Hospital das Clínicas, Maria Cecília Damaceno, explica que, dependendo da temperatura, em três ou quatro minutos já há perda de consciência. “A cada grau que diminui a temperatura do meu corpo, cai meu metabolismo em torno 5% a 9% mais ou menos”, afirma. O corpo de Henrique ficou duas horas submerso até ser retirado do rio. A causa da morte foi afogamento, segundo a embaixada do Brasil em Moscou. Henrique estava havia três meses em Kursk, onde ficaria seis anos para cursar Medicina com uma bolsa de estudos.

Fonte: Terra

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Confraternização da Rádio Caçula

A equipe da Rádio Caçula se reuniu na última terça-feira, dia 16, no tradicional Espetinho do Guina, para celebrar o encerramento de mais um...

Polícia Civil esclarece furto de joias e recupera bens em Três Lagoas

Investigação da 1ª DP identificou a autora do crime ocorrido no bairro Interlagos, localizando a maior parte dos produtos levados.

OAB de Três Lagoas celebra 52 anos de história e fortalecimento da advocacia no Bolsão

Subseção que atende Três Lagoas, Brasilândia e Selvíria comemora mais de meio século de atuação, destacando defesa das prerrogativas, crescimento institucional e protagonismo regional.