A prática de atividades físicas mesmo no âmbito do seu lar, é fundamental para manter a mente sã e o corpo são.
13/04/2020 16h16
Por: Patrícia Fernandes com informções da Secretaria Municpal de Saúde
TRÊS LAGOAS (MS) – A Secretaria Municipal de Saúde e a Secretária Municipal de Administração, em ação direta com a saúde do trabalhador e da avaliação individual do estágio probatório, vieram para dar um auxilio a população durante esse isolamento social, mantendo o foco na sua saúde mental e emocional.
As atividades diárias tem como base aliviarem o estresse e a ansiedade, durante este período de isolamento, pois muitas pessoas ficam literalmente sozinhas e isso acaba criando uma sensação de frustração, pânico, medo e ansiedade, chegando até ocorrer depressão.
Por hora, ficar apenas dentro de casa, efetuando trabalhos remotos, deitado ou sentado o dia todo, acaba trazendo algumas consequências negativas para nosso organismo.
E se repararem bem, com esse isolamento, temos a tendência de estarmos mais vulneráveis a insegurança e o medo, acabando por fazer a consumação de itens com maior índice calórico e criando hábitos pouco saudáveis para o nosso corpo.
E existem vários benefícios nesta prática de exercícios que se adotadas diariamente, podem ajudar na ativação da circulação sanguínea, no fortalecimento muscular, tendo uma melhora no condicionamento físico, uma melhora na flexibilidade e podendo ter um grande aumento na nossa imunidade, que é o mais importante de todos esses fatores.
Pois, o sistema imunológico tem a função de defender o organismo contra os agentes invasores que colocam em risco o nosso estado de saúde e a conservação dos próprios elementos do organismo, ao fazermos as atividade físicas, acabamos criando defesas naturais, assim nosso corpo se retrai, não permitindo que o sistema imunológico venha a se decair.
Bem como a saúde física e mental melhora e muito a capacidade cognitiva e assim consegue diminuir os níveis de ansiedade e estresse, por isso, ao fazer as atividades físicas você contribui melhorando a sua autoestima, seu autoconceito e claro, sua imagem corporal.
Essas atividades acabam por liberar hormônios que nos trazem vários benefícios, como a elevação do humor, o aumento da disposição física e mental, melhora nossa concentração, além de aliviar dores e tensões musculares e por conseguindo melhorar a capacidade de nosso sono.
-
As atividades físicas devem ser feitas no mínimo três vezes por semana, com a duração de 60 minutos, mas para quem não tem o hábito é bom não forçar muito e começar com 30 minutos.
-
Procure experimentar atividades nas quais você se sinta bem, que mantenham seu corpo firme e sem dor.
-
Para um começo é bom pegar leve e iniciar com exercícios mais fáceis de serem administrados e que não exijam tanto condicionamento físico.
-
Um ótimo exemplo, é começar com uma caminhada lenta, para que seu corpo vá se habituando devagar ao novo ritmo e também para que não force muito sua musculatura, então para um começo, uma caminhada leve já irá começar a pôr seu corpo no ritmo.
E aqui vai algumas dicas para você ir se organizando, para entrar no ritmo:
- No inicio da semana. Estabeleça uma rotina de atividades físicas, definindo os dias e horários de prática.
- Defina o espaço para a prática dentro do seu ambiente de isolamento social
- Deixe uma garrafinha com água ao lado, para manter a hidratação durante a prática
- Coloque uma música que você gosta
- Pare de inventar desculpas
- Pratique atividades em grupos através de vídeo chamada com familiares e amigos, pois ter o compromisso com outras pessoas pode te ajudar a não desistir.
- Respeite o seu limite, para isso evite comparações
- Se tiver duvida se está realizando o movimento corretamente, utilize um espelho para corrigir
- Se tiver crianças em casa, escolha atividades físicas que as envolva
