35.5 C
Três Lagoas
domingo, 23 de novembro, 2025

Casa do Trabalhador de Três Lagoas orienta os trabalhadores a buscar os serviços pelo sistema digital

Medidas visam evitar filas e aglomeração de pessoas no local diante dos casos de Coronavírus que estão aumentando no país e no Estado de MS.

17/03/2020 10h19
Por: Mirela Coelho com informações da Casa do Trabalhador

TRÊS LAGOAS (MS) – Para diminuir a aglomeração de pessoas e o tempo de permanência nos locais públicos, diante do avanço do Coronavírus, a Casa do Trabalhador de Três Lagoas orienta a população a baixar e buscar os serviços digitais.

Para obter a carteira de trabalho digital basta baixar gratuitamente o aplicativo na loja virtual (Apple Store da Apple e no Play Store do Android). Ou acessar via Web, por meio do link https://servicos.mte.gov.br/. E quem já tem cadastro no sistema acesso.gov.br, basta usar seu login e senha de acesso no App Carteira de Trabalho Digital.

A novidade traz inicialmente como benefícios a agilidade na solicitação do documento, acesso à informação de Qualificação Civil e de Contratos de trabalho através da integração de diversos bancos de dados do governo federal.

Seguro-Desemprego – Quem quiser buscar o seguro deve baixar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Assim que receber a documentação, 7 dias após a dispensa para encaminhar o Seguro-Desemprego, o trabalhador pode acessar o Portal Emprega Brasil (servicos.mte.gov.br) e clicar em “Quero me cadastrar”, basta ir em “Já tenho um cadastro” e informar a senha de acesso.

Quem ainda não é registrado deve digitar dados pessoais, como CPF, nome e telefone, e responder a algumas perguntas sobre a vida laboral e previdenciária.

Uma vez com acesso à conta, é preciso clicar em “Solicitar Seguro-Desemprego” e informar o número do requerimento que está no comunicado de dispensa. Em seguida, confirmar a solicitação e obter um comprovante ao final do processo.

Se a solicitação online for concedida automaticamente, informará a emissão das parcelas acontece em 30 dias contados a partir da data de liberação pelo sistema. Se o sistema acusar alguma necessidade de validar a documentação ou erro, o cidadão deve comparecer à Funtrab (ou Casa do Trabalhador) e levar os todos os documentos recebidos pela empresa empregadora incluindo os três últimos holerites, documentos pessoais, Carteira de Trabalho. Caso a Carteira for virtual (digital) basta declarar no ato do atendimento.

A Casa do Trabalhador de Três Lagoas está localizada na rua Munir Thomé, 86, Centro. O atendimento é realizado de segunda a sexta, das 07h às 17h. Os telefones para contato são (67) 3929-1936/ 3929-1937 e 3929-1938.

Aplicativos ajudam trabalhador a utilizar serviços online. Foto: Divulgação.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Novos benefícios sociais exigirão RG nacional a partir de maio

Biometria passa a ser 100% obrigatória em janeiro de 2028 Os novos beneficiários de programas sociais sem biometria cadastrada precisarão emitir a Carteira de Identidade...

“Divisão sexual do trabalho não desapareceu”, diz influencer feminista

Jaque Conserta promove autonomia feminina ensinando reparos em casa A influenciadora Jaqueline Pinheiro uniu empreendedorismo social com ativismo feminista e percorre o país ensinando a...

Ambiente de trabalho concentra 30% dos casos de racismo no país

Levantamento analisou 4,8 mil decisões jurídicas de 2025 O ambiente de trabalho é o principal lugar onde ocorrem denúncias de racismo e injúria racial no...