11.8 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de junho, 2026

Otimista, Verruck crê em retomada das obras da UFN-III ainda neste ano

Petrobrás venderá fábrica inacabada rapidamente, diz Verruck

15/02/2020 09h06
Por: Com informações do Correio do Estado

TRÊS LAGOAS (MS) – A retomada do processo de venda da Fábrica de Fertilizantes UFN-III, em Três Lagoas, pela Petrobras, deixou o secretário de Estado de Meio Ambiente Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul, Jaime Verruck, bem otimista. Ele acredita que até julho um comprador para a planta (81% concluída) seja definido e, num cenário positivo, que as obras comecem ainda neste ano.

O secretário explicou que o novo edital, sem a venda casada da indústria deficitária Ansa, do Paraná, e com a opção do comprador da planta ter a Petrobras como fornecedora de gás, facilitará muito o processo. “É um edital muito mais inteligente, muito competitivo. Será rápido para vender”, opinou Verruck.

“Tivemos uma reunião extensa com a Petrobras na semana passada, e estou muito otimista”, afirmou o secretário. Jaime Verruck lembrou que o volume de crédito de gás natural que a Petrobras tem com a Bolívia é o suficiente para mais dois anos de operação do gasoduto. Ainda neste ano, porém, a TBG, empresa que opera o gasoduto no Brasil, terá de abrir a operação para outros fornecedores além da Petrobras. “O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) já determinou que qualquer empresa brasileira terá de abrir espaço”, lembrou.

CAPITAL BILIONÁRIO

Como as negociações estão abertas, a Petrobras não divulgou o preço que pretende vender a UFN-II. O potencial comprador, porém, depois de se enquadrar em todos os critérios de compliance (não estar inscrito em cadastros negativos nacionais e internacionais e nem envolvimento com corrupção) deverá ter capital superior a US$ 600 milhões (R$ 2,59 bilhões, conforme cotação de 10 de fevereiro).

Na transação que teve início em 2018 e que foi desfeita no fim do ano passado, uma parceria entre a empresa russa Acron e a estatal boliviana YPFB (minoritária, com 15%) compraria a planta inacabada, mais a Ansa, no Paraná, por mais de R$ 8 bilhões.

O responsável pela operação envolvendo a venda da UFN-III, subsidiária que é 100% da Petrobras será o Bradesco BBI. No sumário executivo entregue ao mercado, a estatal lembra que a conclusão da unidade é de responsabilidade do potencial comprador. Conforme a empresa, a planta tem 81% de espaço físico concluído.

Secretário Jaime Verruck está otimista com novo processo de venda de fábrica de fertilizantes - Álvaro Rezende

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

VÍDEO: Quina de São João sorteia R$ 260 milhões neste domingo; saiba como participar

A expectativa é grande para o sorteio da Quina de São João, que acontece neste domingo (28), com prêmio estimado em R$ 260 milhões....

Bailarinas de Três Lagoas conquistam títulos e se destacam em festival de dança em Andradina

O talento e a dedicação das bailarinas de Três Lagoas brilharam durante uma competição realizada em Andradina (SP). Representando o município, alunas da Secretaria...

Lula confirma visita à Três Lagoas na quinta para acompanhar retomada da UFN3

Presidente desembarca para vistoriar avanço das obras da fábrica de fertilizantes da Petrobras e reforçar investimentos estratégicos no setor industrial e no agronegócio brasileiro