27.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de dezembro, 2025

Fechamento de usina levará Japão a blecaute nuclear

Internacional – 04/05/2012 – 12:05

Desde acidente nuclear de Fukushima, todos reatores foram fechados para revisão

O Japão ficará imerso no sábado (5) em um blecaute atômico completo com a detenção, devido a uma revisão, do último reator nuclear em atividade no país, o número 3 da usina de Tomari, na Província de Hokkaido, após a crise na central de Fukushima.

A operadora da central de Tomari, a Hokkaido Electric Power, completará a interrupção do último reator ativo do complexo às 23h de amanhã (horário local), com o que o Japão não contará com nenhuma das 54 unidades atômicas que funcionavam antes do acidente nuclear de Fukushima.

Desde que o terremoto e o posterior tsunami de 11 de março de 2011 arrasaram o nordeste do país, provocando a crise nuclear na central de Fukushima Daiichi, o Japão procedeu ao fechamento paulatino – por revisão ou motivos de segurança – de todos os seus reatores nucleares.

Após o início da crise, o país asiático, que antes do acidente dependia em cerca de 30% da energia nuclear, impôs novos testes de resistência aos reatores para determinar sua segurança no caso de haver uma catástrofe natural similar à de março de 2011.

Neste sentido, o principal objetivo do governo é poder reiniciar os reatores nucleares que superarem os testes, já que teme a falta de provisão energética, sobretudo no caloroso verão japonês, quando a demanda atinge seu máximo.

“Copyright Efe – Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência Efe.”

Fonte: R7

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Dengue avança em MS e Três Lagoas registra óbito pela doença

Estado soma mais de 8,4 mil casos confirmados em 2025, segundo boletim epidemiológico Mato Grosso do Sul contabiliza 8.430 casos confirmados de dengue em 2025,...

Anvisa proíbe venda do adoçante alulose no Brasil

Produto não possui histórico de consumo no país nem autorização sanitária para comercialização A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda, a distribuição,...

SED publica lista de aprovados em prova objetiva para professor temporário da REE/MS

Mais de 27 mil candidatos avançam para as próximas fases do processo seletivo estadual A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul...