24.7 C
Três Lagoas
domingo, 17 de agosto, 2025

Senado aprova pacote anticrime e projeto vai à sanção de Bolsonaro

Pacote de medidas anticrime foi aprovado ontem (11) no plenário do Senado e segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

12/12/2019 08h55
Por: Ruth Farias com informações do UOL

BRASILIA(DF) – Uma semana após passar pela Câmara, o pacote de medidas anticrime foi aprovado ontem (11) no plenário do Senado e segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

A pauta foi trabalhada na Câmara e desconfigurou as propostas originais do ministro da Justiça, Sergio Moro. Além de retirar trechos propostos por Moro, o projeto da Câmara considerou pontos sugeridos pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes e deputados.

O texto tinha acordo para ser aprovado como estava pelos senadores. Isso para evitar que voltasse à Câmara e que passe a valer ainda neste ano.

Pontos defendidos por Moro foram excluídos, como a prisão em 2ª instância, o plea bargain (acordo feito antes do início do processo para encurtar o trâmite) e excludente de ilicitude (que flexibiliza punições a policiais que cometem excessos em ação).

Principais alterações

Entre as principais mudanças estão: Endurecimento das condições para progressão de pena. Criou-se o juiz de garantias, responsável apenas pela instrução do processo e não o julgamento. Aumento de pena para crimes de difamação em redes sociais. Aumento da pena máxima de 30 para 40 anos O acordo pela aprovação foi costurado pelo líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), junto à presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Simone Tebet (MDB-MS) e o presidente Davi Alcolumbre (DEM-AP). Moro cogitou reestruturar alguns pontos, mas com o risco de não ser aprovado este ano, concordou em apoiar o projeto como estava.

“Nas últimas eleições a pauta de Segurança Pública era pauta principal, mais do que Saúde e Educação. Esse pacote, chegaram a falar que virou um pacotinho. Isso não é verdade. Mais ou menos 80% das propostas de Moro permaneceram”, disse o relator do projeto no Senado, Marcos do Val (Podemos-ES).

A tramitação do projeto foi polêmica, Moro teve embates com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e com o TCU (Tribunal de Contas da União), que vetou uma campanha milionária do governo pelo pacote do ministro. Os atritos seguiram ainda após aprovação na Câmara, Moro disse que o Congresso “poderia ter feito mais”.

“Esse projeto do anticrime chegou praticamente ontem. Se hoje entregamos à nação um pacote anticrime, que não está desidratado. Tem aqui, 80% do projeto inicial do projeto do ministro da Justiça, é graças ao esforço de Vossa Excelência [Davi Alcolumbre] e de todos os líderes”, disse a senador Simone Tebet (MDB-MS).

O texto trabalhado na Câmara teve alterações propostas pela oposição, principalmente de partidos como PT, PCdoB e Psol. Isso evitou que o texto enfrentasse resistência em plenário. Moro comemorou a decisão do Senado. Em mensagem publicado no Twitter, ele parabenizou os senadores, “inclusive pela rapidez”. “Grandes avanços contra o crime.”.

Líder do governo no Senado Federal, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PRF apreende mais de 450 kg de drogas escondidas em carga de milho em Três Lagoas (MS)

Os policiais rodoviários federais realizavam fiscalização na BR-262, quando abordaram um conjunto de veículos de carga. Durante a entrevista, o motorista apresentou informações contraditórias...

Três Lagoas convoca aprovados em seletiva para exames e entrega de documentos

Candidatos devem apresentar exames médicos e documentação nas datas previstas; ausência pode resultar em perda da vaga A Prefeitura de Três Lagoas convocou os aprovados...

Benefícios do INSS: confira as datas de pagamento de agosto

Pagamentos começam no dia 25 e seguem ordem tradicional O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) divulgou o calendário de depósitos referente ao mês de agosto de...