24.2 C
Três Lagoas
domingo, 23 de novembro, 2025

Seis bancos vencem leilão da folha de benefícios do INSS; órgão prevê arrecadar R$ 24 bilhões em 5 anos

Vencedores vão fazer por 15 anos o pagamento dos beneficiários que ingressarem no INSS entre 2020 e 2024. Nesse período, instituições poderão, por exemplo, oferecer crédito consignado.

09/12/2019 17h29
Por: Mirela Coelho com informações do G1

Seis bancos privados venceram o leilão que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) promoveu entre os últimos dias 5 e 7 da folha de benefícios do órgão.

Esses bancos (Santander, Crefisa, Agibank, Itaú-Unibanco, BMG e Mercantil do Brasil) serão responsáveis pelos pagamentos dos beneficiários que entrarem no INSS entre 2020 e 2024.

Esses beneficiários – na maioria, aposentados e pensionistas – terão os pagamentos administrados pelos seis bancos durante 15 anos. Nesse período, os bancos poderão, por exemplo, oferecer crédito consignado para os beneficiários.

Participaram do leilão 23 instituições bancárias que disputaram 26 lotes. O INSS espera arrecadar dos seis vencedores R$ 24 bilhões nos próximos cinco anos.

O INSS informou que o ágio médio do leilão – valor ofertado acima do valor mínimo estipulado pelo governo – foi de 612%. No lote que inclui os estados de Alagoas e Sergipe, o ágio foi de 9.200%.

Além de fazer o pagamento de benefícios, os bancos terão de realizar a chamada “prova de vida” dos beneficiários e também notificar as pessoas em caso de suspeita de irregularidades.

As instituições também terão que emitir, sem custo, o primeiro cartão de saque com função de débito, sem a necessidade de abertura de conta.

O INSS informou que o leilão não afeta os contratos em vigor. O pagamento dos atuais beneficiários continua sendo feito nas mesmas instituições em que eles já recebem.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Na quarta-feira, começa a temporada final de Stranger Things

Netflix muda horário e libera episódios das 22h para evitar spoilers entre fãs A contagem regressiva acabou: a 5ª e última temporada de Stranger Things...

Novos benefícios sociais exigirão RG nacional a partir de maio

Biometria passa a ser 100% obrigatória em janeiro de 2028 Os novos beneficiários de programas sociais sem biometria cadastrada precisarão emitir a Carteira de Identidade...

“Divisão sexual do trabalho não desapareceu”, diz influencer feminista

Jaque Conserta promove autonomia feminina ensinando reparos em casa A influenciadora Jaqueline Pinheiro uniu empreendedorismo social com ativismo feminista e percorre o país ensinando a...