29.2 C
Três Lagoas
segunda-feira, 28 de julho, 2025

SEMEC realiza Encontro da Associação Integra Costa Leste para apresentação do Plano de Desenvolvimento da Educação

Participaram do encontro cerca de 100 gestores e gestoras das Unidades Municipais de Ensino e Regionais que entenderam um pouco mais sobre o plano que será desenvolvido nos próximos 10 anos.

27/11/2019 08h21
Por: Mirela Coelho com informações da assessoria da Prefeitura de Três Lagoas

TRÊS LAGOAS (MS) – A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), abriram nesta terça-feira (26), no Centro Cultural Professora “Irene Marques Alexandria”, o Encontro da Associação Integra Costa Leste de Três Lagoas cujo plano de ação contribui com o desenvolvimento de qualidade da educação da região Costa Leste desde a Educação Infantil até o último ano da Rede Municipal de Ensino (REME).

Participaram do encontro cerca de 100 gestores e gestoras das Unidades Municipais de Ensino e Regionais que entenderam um pouco mais sobre o plano que será desenvolvido nos próximos 10 anos.

OBJETIVO

O encontro tem como objetivo apresentar, discutir, debater e propor inclusões ao Plano de Desenvolvimento da Educação especificamente para Três Lagoas (6ª Cidade a apresentar suas ações). Neste plano apresentado hoje contém metas e ações/atividades que foram definidas em cada município participante, tendo como documento de base, os Planos Municipais já aprovados em forma de Lei.

Segundo a secretaria de Educação, Heliety Antiqueira, a missão do Eixo Educação é contribuir com o desenvolvimento regional sustentável, com meta direcionada à aprendizagem dos alunos e à formação dos Professores da Região Costa Leste.

“Todas as ações foram elencadas de acordo com as necessidades e defasagens em cada um dos locais participantes. Nesta etapa, estamos convalidando os Planos Preliminares em Plano Final para darmos início, em 2020, aos projetos que já foram definidos para atender as demandas regionais”, disse.

IMPORTÂNCIA

Para a diretora Educacional e Pedagógica, Angela Brito, o encontro é importante para “juntar esforços para melhorarmos a educação e consequentemente a aprendizagem das crianças dos onze municípios fortalecendo assim a Costa Leste”, disse.

Segundo Terezinha Bazé de Lima, professora universitária da Unigran e coordenadora do Eixo da Educação da Associação Integra Costa Leste, “nós queremos que todas as crianças da região Costa Leste sejam leitoras críticas; escritoras e interpretadoras de texto e que saibam desenvolver o cálculo com total raciocínio lógico matemático. Esta será a nossa causa e espinha dorsal e para isso contaremos com os professores, pois serão eles que farão todo esse trabalho acontecer na sala de aula; transformando esta meta em ação nas salas de aula”, finalizou a coordenadora.

Ainda segundo a coordenadora, “este é um trabalho que o gestor poderá fazer conosco e o professor será o nosso protagonista dentro do processo. E daremos ao professor e a criança a oportunidade de como se desenvolver a autoria, sendo produtores de seus textos e ações “, finalizou.

HISTÓRIA

O projeto nasceu em um Programa realizado pelo SEBRAE (Programa Líder) que formou um grupo entre professores, intelectuais das universidades, líderes de empresas e industrias.

Atualmente o presidente da Associação Costa Leste é o chefe geral da Eldorado, Alberto Pios.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

MS confirma 17 mortes por dengue e 12 por chikungunya em 2025

Estado já registra mais de 27 mil casos prováveis das duas doenças; vacinação contra dengue avança entre crianças e adolescentes

Audiência pública de revisão do Plano Diretor de Três Lagoas será nesta terça-feira

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Governo e Políticas Públicas (SEGOV), convida toda a população para participar da audiência...

Brasil sai novamente do Mapa da Fome da ONU, revela relatório internacional

País tem menos de 2,5% da população em situação de subnutrição, segundo dados da FAO