33 C
Três Lagoas
sábado, 26 de julho, 2025

Governo propõe criar Delegacia de Combate à Corrupção na Polícia Civil

Objetivo é garantir repasse do Fundo Naconal de Segurança Pública

21/11/2019 07h48
Por: Deyvid Santos

MATO GROSSO DO SUL (MS) Governo de Mato Grosso do Sul quer instituir o Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado da Polícia Civil. Projeto de Lei Complementar foi encaminhado nesta quarta-feira (20) a Assembleia Legislativa.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública definiu, em julho, critérios objetivos para distribuição dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública. Entre eles, está a criação de unidades especializadas das Polícias Civis específicas para combate à corrupção.

Conforme o texto do projeto do Governo, com a criação da delegacia especializada o Executivo Estadual busca se adequar ao disposto na portaria do Ministério da Justiça e, desta forma, garantir participação no rateio de recursos.

Um dos objetivos de ter um Departamento da Polícia Civil especializado é permitir que os Estados também desenvolvam mecanismos para o enfrentamento, controle, prevenção e repressão da corrupção, que atualmente é de responsabilidade da Controladoria Geral da União e da Polícia Federal.

Projeto não detalha como funcionará o departamento, mas governo ressalta que a proposta considera as disponibilidades financeiras do Estado e as imposições legais de manutenção do equilíbrio das contas públicas.

Além da criação da delegacia especializada em corrupção, a proposta também dá nova redação a um parágrafo, para prever a possibilidade de policiais civis comporem comissões formadas no âmbito da Corregedoria-Geral, sem prejuízo de suas funções, pelo prazo máximo de 90 dias e garante às pessoas com deficiência o direito de se inscreverem em concurso público da instituição, cujas atribuições sejam compatíveis com o impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial que o candidato possua, sendo-lhes reservadas, no mínimo, 5% das vagas oferecidas no certame.

A matéria segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Informações do site Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Com escuta ativa e protagonismo feminino, Três Lagoas realiza Conferência Regional de Políticas para Mulheres

Evento debateu direitos, combate à violência e contou com feirinha, espaço kids e transporte gratuito para garantir inclusão e participação das mulheres Realizada nesta sexta-feira...

Sábado de festividade dos 8 anos da Assembleia de Deus Monte Carmelo em Três Lagoas

Celebração é aberta à comunidade e tem praça de alimentação gratuita, louvor, pregações e bênçãos A Assembleia de Deus Pentecostal Monte Carmelo, em Três Lagoas,...

Em dois anos, mais de 5 mil famílias deixam o Bolsa Família em MS após aumento de renda

Governo Federal repassou R$ 136,1 milhões às famílias beneficiadas de MS em junho de 2025