29.5 C
Três Lagoas
sábado, 11 de abril, 2026

Prefeitura de Três Lagoas irá encaminhar PL para regularização do Cinturão Verde

O assessor jurídico da administração pública, Luiz Henrique Gusmão, esclareceu que projeto poderá ser entregue na Câmara de Vereadores nesta semana

18/11/2019 11h55
Por: Deyvid Santos com informações de Julia Vasquez

TRÊS LAGOAS (MS) – Cerca de 40 produtores rurais que residem e vivem da agricultura familiar no Cinturão Verde, em Três Lagoas, poderão ter finalmente o futuro definido nos próximos meses. Em entrevista ao apresentar Romeu de Campos Jr, o assessor jurídico da Prefeitura de Três Lagoas Luiz Henrique Gusmão disse que um Projeto de Lei (PL) está praticamente pronto, aguardando apenas o aval do prefeito para que possa ser encaminhado para à Câmara de Vereadores.

Segundo Gusmão, a principal dificuldade da administração pública em regularizar a área são os diversos tipos de problemas encontrados no local. “O Cinturão Verde é para a produção da agricultura familiar. Existem pessoas que possuem a concessão da área, mas não produzem; possuem a concessão e produzem; não possuem a concessão e produzem; e ainda aqueles que não possuem a concessão e não produzem agricultura familiar”.

O assessor ainda falou sobre os diversos estudos que precisaram ser realizados para definir qual seria a área correta do Cinturão Verde, a delimitação dos lotes e demais peculiaridades. O Projeto de Lei elaborado pela Administração Pública prevê as condições para que os produtores tenham direito a concessão de um lote, desenvolvam as atividades com legalidade e os casos onde poderão perder a concessão. O PL ainda trata sobre uma possível fila de espera para que novas pessoas possam assumir áreas que forem reintegradas.

Gusmão destacou que a prefeitura não reconhece alguns casos de ocupação irregulares como transferência ou sucessão e que não adianta as pessoas invadirem o local, já que existe uma lista de todos os ocupantes, feita pela Assistência Social.

O PL poderá ser encaminhado para a Câmara de Vereadores já na próxima semana, bastando apenas a aprovação do prefeito Angelo Guerreiro. Os vereadores poderão analisar o texto, adaptar e discutir com a sociedade os pontos que acharem necessários.

Veja o vídeo

Foto: Hugo Leal/Rádio Caçula

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Acesso à Marina do Balneário Municipal é ampliado e recebe nova pavimentação

Obra garante mais segurança, mobilidade e reforça investimentos no turismo local

Três Lagoas inicia Mutirão da Limpeza no bairro Vila Alegre a partir de 13 de abril

Ação da Prefeitura disponibiliza caçambas para descarte de materiais e reforça combate a arboviroses e escorpiões

Hospital Regional Magid Thomé muda atendimento e passa a operar apenas por regulação estadual

A partir de 4 de maio, unidade deixa de receber demanda espontânea e reforça foco em casos de média e alta complexidade