32.3 C
Três Lagoas
terça-feira, 14 de abril, 2026

Assistência Social atua de forma efetiva na cidade

Geral – 03/05/2012 – 15:05

Ações descentralizadas são desenvolvidas para atender todos os tipos de vulnerabilidades sociais

A Administração Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Trabalho atua efetivamente para atender de forma descentralizada todos os tipos de vulnerabilidades sociais da população três-lagoense.

Segundo relatório da Assistência Social, somente em 2011 os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS Interlagos, São João, Vila Piloto e Ruth Filgueiras) atenderam 9.322 famílias através de visitas, acompanhamentos e ações de diversos programas e projetos sociais, além de vários benefícios ofertados aos seus usuários.

O Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) também atua de forma constante no município. No ano passado foram atendidas 969 pessoas; 580 famílias; 271 crianças e adolescentes; 74 mulheres; 126 idosos; 311 migrantes; 230 passagens cedidas; 388 visitas domiciliares; 27 palestras; 30 usuários de substâncias psicoativas e 7 agressores.

Em parceria com a Assistência Social, o CREAS e o Albergue Municipal desenvolvem um trabalho importante de assistência e acompanhamento de moradores de rua. Segundo informações da Secretaria de Assistência Social, existem atualmente 29 pessoas em situação de rua.

Nos últimos dias o caso de um casal morador de rua virou notícia e ganhou espaço na mídia local, inclusive com uma matéria especial do repórter Henrique Alves, publicada no Jornal Hoje MS. De acordo com a assessora técnica em assistência social, Silvânia Bersani, o casal vem sendo assistido desde 2010.

“Devido a dependência de álcool, drogas, agressividade e da resistência em sair das ruas fica difícil desenvolver ações porque se trata de uma situação cíclica. No último dia 26 (quinta-feira) uma equipe técnica do CREAS fez uma ronda com algumas abordagens e a entrega de nove cobertores devido a queda de temperatura, inclusive para o casal Andréia e Nivaldo”, explicou Silvânia.

Na tentativa de tratamento foram feitos vários trabalhos em parceria com o CREAS e o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) e CAPS II. O casal tem uma filha que recebe os cuidados da avó materna, responsável legal de Andréia, que segundo as autoridades não tem condições de responder por si devido a um problema mental que tem desde a adolescência.

Albergue Municipal Padre Miguel Angel Sánchez A Prefeitura de Três Lagoas, através da Secretaria de Assistência Social inaugurou o Albergue Municipal em março de 2009 com o objetivo de atender pessoas em situação de vulnerabilidade, migrante sem referência, pessoas em situação de rua impedidas de permanência na moradia habitual por situação de acidente e pessoas em trânsito, através de acolhida circunstancial, possibilitando o resgate de autoestima, garantia de direitos, reintegração familiar e inclusão social.

De acordo com um diagnóstico elaborado pela Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Trabalho, foram identificadas 29 pessoas em situação de rua, sendo que 65% são do sexo masculino; 35% do sexo feminino; 8% são migrantes (estão de passagem); 15% pacientes psiquiátricos; 35% são alcoolistas; 19% usuários de drogas e 11% estão a procura de emprego.

O Albergue Municipal atende uma meta diária de 34 pessoas.

Fonte: Assecom Prefeitura / Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Cooperativas de MS ampliam reciclagem e chegam a 740 toneladas por ano com apoio de iniciativa da Suzano

Doação de empilhadeira semi elétrica e outros equipamentos fortalece cooperativas de Três Lagoas e Brasilândia e beneficia cerca de 30 agentes ambientais

Mobilização pró-anistia adia julgamento contra Pollon no Conselho de Ética

Após forte mobilização popular nas redes sociais, o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados cancelou a reunião desta terça-feira (14 de abril), que...

Câmara antecipa sessão e aprova projetos com foco em regularização urbana em Três Lagoas

10ª sessão ordinária reúne votação de leis, decretos e indicações, além de debate sobre educação pública e definição das próximas agendas legislativas