24.6 C
Três Lagoas
sábado, 11 de abril, 2026

Major Olimpio pede prisão preventiva de Lula por declarações a militantes

O argumento do senador é que o petista, livre da prisão desde a última sexta-feira, 8, incitou a violência contra a ordem pública ao pedir para a militância “atacar” como manifestantes no Chile

12/11/2019 07h38
Por: Deyvid Santos

BRASIL – O líder do PSL no Senado, Major Olimpio (SP), entrou com uma representação na Procuradoria-Geral da República (PGR) pedindo a prisão preventiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com base na Lei de Segurança Nacional. O argumento do senador é que o petista, livre da prisão desde a última sexta-feira, 8, incitou a violência contra a ordem pública ao pedir para a militância “atacar” como manifestantes no Chile.

No sábado, 9, em São Bernardo do Campo, Lula chamou militantes para uma reação ao governo do presidente Jair Bolsonaro, declarando ser necessário “atacar” e não apenas se defender. “É uma questão de honra a gente recuperar esse País. A gente tem que seguir o exemplo do povo do Chile, do povo da Bolívia. A gente tem que resistir. Não é resistir. Na verdade, é lutar, é atacar e não apenas se defender. A gente está muito tranquilo”, declarou Lula.

Na representação, Olimpio pede ao procurador-geral da República, Augusto Aras, para requerer a prisão preventiva de Lula por incitar a subversão da ordem pública e instaurar procedimentos para responsabilização por crimes previstos na Lei de Segurança Nacional e na legislação que tipifica os crimes contra o Estado e a ordem política e social.

“Uma incitação desta natureza ultrapassa qualquer razoabilidade de liberdade de expressão e demonstra um projeto de poder que quer se utilizar da violência e da quebra da ordem pública para a proteção de criminosos”, diz Olimpio no documento encaminhado à PGR.

Informações do site Correio do Estado

Lula falou com militantes após ser solto - Foto: Foto: Paulo Pinto

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Homem tenta matar companheira, invade casa com bebê e acaba preso no Jardim Guaporé

Suspeito ameaçou vítima de morte, tentou fugir por área de mata e foi capturado após invadir residência

PRF descobre 10 kg de haxixe escondidos em carro e motorista acaba preso

Droga foi encontrada dentro do tanque de combustível durante abordagem na BR 158

SEMED divulga lista de deferidos para Formador Municipal do programa MS Alfabetiza em Três Lagoas

Selecionados atuarão na formação de professores com foco no fortalecimento da alfabetização infantil