28.8 C
Três Lagoas
domingo, 20 de julho, 2025

Professora de Três Lagoas representa o Estado em curso de Educação Precoce no Rio de Janeiro

O curso de Educação Precoce foi oferecido pelo Instituto Benjamin Constant da Cidade do Rio de Janeiro de 21 a 25 de outubro.

30/10/2019 09h27
Por: Mirela Coelho com informações da assessoria da Prefeitura de Três Lagoas

TRÊS LAGOAS (MS) – Buscando ainda mais capacitação para atender os alunos portadores de Deficiência Visual da Escola Municipal Eufrosina Pinto e na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) com a sala de aula Educação Essencial, a professora Mari Elza do Amaral Garcia participou, de 21 a 25 de outubro, do curso de Educação Precoce oferecido pelo Instituto Benjamin Constant da Cidade do Rio de Janeiro.

Segundo a professora Mari Elza, a inscrição foi feita pelo site do Instituto no qual é realizada uma sondagem dos profissionais inscritos para a escolha. Após a confirmação por e-mail, ela buscou patrocínio da Secretaria de Educação que auxiliou com as diárias. Dos 30 participantes, Mari Elza foi a única representando Mato Grosso do Sul.

“A SEMEC nos oferta formação continuadas nesta área, no entanto, o Instituto Benjamin Constant é uma referência no Brasil para alunos com Deficiência Visual, oferecendo assim uma formação especifica para atuarmos nesta área”, disse.

Ainda de acordo com a professora, “este é o 2ª ano que Município está me auxiliando para meu enriquecimento. Devido o meu trabalho com alunos portadores de Deficiência Visual procuro por formações para me qualificar e atualizar, buscando sempre mais aprendizado para minha profissão como professora”, completou.

CURSO

O Curso de Educação Precoce é oferecido aos professores com prioridade para os que atuam em instituições públicas. Entre os assuntos discutidos está a importância da visão no desenvolvimento global da criança; conceituação da deficiência visual: cegueira e baixa visão; noções gerais sobre o funcionamento visual; principais patologias que levam à deficiência da visão na infância e seus reflexos no desenvolvimento; aspectos biopsicossociais; a importância da integração dos sentidos remanescentes e as frequentes interferências da deficiência visual no processo de desenvolvimento neuro-psicomotor, cognitivo e sócio afetivo.

“Além de contribuir para minha formação, realizar estes cursos me possibilita fazer o repasse para outros profissionais que atuam na Rede Municipal”, finalizou.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Clientes da Caixa podem dar imóvel em financiamento como garantia

Lei atual permite uso de imóvel como garantia em mais de um empréstimo Os clientes pessoas físicas da Caixa Econômica Federal com financiamento imobiliário ativo...

Inscrições abertas para o “Treinão dos Poderes 2025” em Três Lagoas; participe

Três Lagoas será palco da próxima edição do “Treinão dos Poderes 2025”, evento esportivo que une saúde, integração e valorização do servidor público. A...

Sem El Niño e La Niña, produtores de MS enfrentam desafio no planejamento das atividades agrícolas

Neutralidade do fenômeno ENOS pode gerar instabilidade no regime de chuvas e temperatura entre a colheita do milho segunda safra e o plantio da soja safra 25/26