18.6 C
Três Lagoas
terça-feira, 5 de agosto, 2025

Prefeito Angelo Guerreiro visita empresas de processamento de mandioca em Ivinhema

A região de Ivinhema tem uma área plantada superior a 15 mil hectares. Em todo o Estado, estima-se que a produção já ocupa cerca de 30 mil hectares.

23/10/2019 09h30
Por: Mirela Coelho

TRÊS LAGOAS (MS) – Visando diversificar as ações dos pequenos produtores de Três Lagoas, o Prefeito Angelo Guerreiro esteve em Ivinhema, nesta terça-feira (22), conhecendo as fecularias e produtoras de farinha de mandioca.

Acompanhado do Coordenador de Agronegócio, Célio Lopes de Barros, e do engenheiro agrônomo Manoel Latta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócios (SEMEA) de Três Lagoas, Guerreiro foi recebido na Cidade pelo prefeito Municipal de Ivinhema, Eder França Lima, o Tuta, e visitaram indústrias e lavouras.

Os produtos derivados da mandioca são ricos em carboidratos e a produção expandiu muito na região sudoeste do Estado. A região de Ivinhema tem uma área plantada superior a 15 mil hectares. Em todo o Estado, estima-se que a produção já ocupa cerca de 30 mil hectares. Os derivados da mandioca são usados, além da farinha e polvilho, para base de tapioca, base para tinta, medicamentos, papel, têxteis, além de gerar emprego e renda.

Angelo Guerreiro foi conhecer as indústrias e promover atrativos para a instalação de uma farinheira em Três Lagoas.

O prefeito conheceu a tecnologia e processamento dos vários produtos derivados da mandioca. A produção pode beneficiar os pequenos, médios e até os grandes proprietários rurais.

Durante a visita, Guerreiro conversou com um empresário da cidade de Toledo, no Paraná que já manifestou interesse em conhecer Três Lagoas.

Nos próximos dias estará na cidade para fazer um estudo técnico e econômico, visitar os produtores, incluindo os assentamentos e conhecendo a região para futura instalação de uma indústria de fécula de mandioca.

Guerreiro esteve na Fecularia Pantanal onde conversou com o proprietário, Ancelmo Kuhnen. Junto com a equipe da Secretaria de Meio Ambiente visitou a Farinheira Gloria quando o proprietário, Leandro Fiordelice explicou sobre o funcionamento da Indústria, e foram também na Fecularia Ramos onde encontraram o empresário João Ramos.

Acompanhou os visitantes, o presidente da Associação dos Produtores de Mandioca de Ivinhema, Osvaldo Cardonha.

Guerreiro esteve também em algumas propriedades produtoras de mandioca para ver de perto o manejo e a fórmula usada no plantio e colheita.

Da redação com informações da assessoria da Prefeitura de Três Lagoas

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PL de Coronel David proíbe cobrança de taxas de consignados de servidores públicos em MS

Fica vedada a cobrança de taxa, bem como de quaisquer outras tarifas ou encargos O Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Coronel David...

Cachorro é flagrado em situação de abandono na Esplanada da NOB em Três Lagoas

Ouvinte da Caçula denunciou situação de cão debilitado em travessa próxima ao local da Festa do Folclore, onde Secretaria de Meio Ambiente confirmou que já está apurando o caso

“Você não está sozinha”: CRAM reforça acolhimento e apoio às mulheres durante o Agosto Lilás

Com aumento preocupante nos atendimentos, equipe reforça importância do acolhimento, informação e denúncia