21.4 C
Três Lagoas
sexta-feira, 6 de março, 2026

Empresa Suzano promove atividades que beneficiaram 9.114 alunos

Parceria pela Valorização da Educação promoveu ações em Aparecida do Taboado, Brasilândia e Água Clara, envolvendo também 409 professores, coordenadores e diretores de escolas

22/10/2019 16h32
Por: Ruth Farias.

TRÊS LAGOAS (MS) – A empresa Suzano Papel e Celulose, promoveu neste ano atividades do PVE – Programa Parceria pela Valorização da Educação que beneficiaram 9.114 alunos em Aparecida do Taboado, Brasilândia e Água Clara. Para celebrar os bons resultados alcançados, serão realizados eventos de encerramento a partir desta semana.

O Programa

O PVE contribui para a melhoria da educação pública nos municípios onde a Suzano atua, por meio da mobilização social das comunidades e do apoio à qualificação das práticas de gestão educacional. Neste ano, teve como foco o acompanhamento das aprendizagens e envolveu 31 escolas (24 municipais, cinco estaduais, duas da rede privada), além de duas APAEs, nas três cidades, com a participação de 352 professores e capacitação de 57 diretores e coordenadores das secretarias de Educação.

Em Aparecida do Taboado, além do concurso de poesia, outros destaques na mobilização social foram a revitalização da Biblioteca Pública Municipal Washington Rodrigues de Mello; a ação cultural e literária na feira do produtor rural, que teve 5.000 participantes; a caminhada inclusiva na Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, em parceria com a APAE, com 500 pessoas; e a Comitiva Jovem, que contou com 300 estudantes das escolas públicas, que fizeram postagens em mídias sociais sobre melhoria da autoestima e a importância da educação.

Água Clara teve a participação de 500 estudantes, familiares e comunidade na Festa da Criança “Leitura e Diversão”, que promoveu atividades lúdicas de leitura e aprendizagem. O projeto Palestrando também teve ótima receptividade, com 1.000 participantes acompanhando as rodas de conversa sobre valorização da educação, buscando a diminuição da evasão escolar e engajamento de lideranças para melhoria do ensino, assim como a ação “Jovens – Setembro Amarelo”, na qual 20 alunos debateram e sensibilizaram os colegas sobre o enfrentamento ao suicídio, divulgando serviços de apoio.

Em Brasilândia, a Festa das Crianças “Barraca da Educação” e o “Abração” envolveram 2.000 estudantes e moradores em atividades lúdicas de leitura, enquanto o projeto “Meio Ambiente – Jovens” buscou sensibilizar e engajar alunos e comunidade para a preservação da natureza e adesão à coleta seletiva, impactando cerca de 100 pessoas. No total, oito escolas municipais receberam as ações, entre elas uma indígena Escola Municipal Ofaie e Iniecheki, além da unidade da APAE.

Eventos

Em Aparecida do Taboado, a programação ocorrerá na terça-feira (22), no Centro Cultural, a partir das 7h, com apresentação de ações de mobilização social e a cerimônia de premiação do 2° Concurso Literário Pequenos Poetas, que teve a participação de 510 estudantes do 3° e 4° ano das escolas municipais, estaduais, privadas e APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Todos os alunos receberão prêmios, e os seis finalistas ganharão bicicletas ou tabletes e kits escolares.

No dia 6 de novembro, a Biblioteca Pública Municipal de Brasilândia “Abadia dos Santos” será reaberta, em uma junção com a Casa de Cultura (desde 2017 apoiada pelo programa), e será apresentado as ações de mobilização social no evento de encerramento do PVE. A conclusão do programa em Água Clara será no dia 19 de novembro, atividades dos grupos de mobilização social, mobilização jovem, gestão educacional e gestão escolar.

“Educadores, mobilizadores e comunidade estão engajados na melhoria da qualidade do ensino público, fortalecendo as ações do PVE nas três cidades. Iniciativas como o concurso de poesia (Aparecida do Taboado), a Festa das Crianças (Água Clara) e a revitalização da biblioteca municipal (Brasilândia) tiveram forte apelo e motivaram o protagonismo dos estudantes”, afirma Evânia Lopes, consultora de Desenvolvimento Social da Suzano em Mato Grosso do Sul.

Empresa Suzano de Pepel e Celulose. Foto Divulgação.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Sindicato destaca segurança, direitos e falta de mão de obra em meio ao avanço de grandes obras no Bolsão

Nivaldo Silva afirmou que crescimento de projetos industriais na região exige qualificação profissional, diálogo com empresas e atenção redobrada à segurança dos trabalhadores

Casa do Trabalhador oferece mais de 200 vagas para Três Lagoas nesta quinta

Vagas podem ser preenchidas sem aviso prévio. Interessados devem comparecer na Casa do Trabalhador para cadastro com RG, CPF e Carteira de Trabalho

Discussão familiar termina com homem ferido por faca em Três Lagoas

Briga entre pai e filho adolescente mobilizou Rádio Patrulha e caso será investigado pela Polícia Civil