Internacional – 03/05/2012 – 09:05
Madri, 3 mai (EFE).- O Tesouro Público espanhol colocou nesta quinta-feira 2,5 bilhões de euros em três emissões de bônus a três e cinco anos, com a maior taxa de rentabilidade oferecida desde dezembro do ano passado. Esta emissão superou o importe máximo previsto, que oscilava entre 1,5 e 2,5 bilhões de euros, enquanto a demanda das entidades ultrapassou 8 bilhões de euros.
A emissão de bônus a três anos concedeu 978,91 milhões de euros com rentabilidade de 4,07%, pela primeira vez nesse ano acima de 4%. Já as duas emissões a cinco anos foram colocadas 764,47 milhões a 4,796 % e 773 milhões a 4,9 %, em ambos casos o retorno mais alto neste ano. Segundo o chefe da mesa de dívida Corporação de Poupança, Javier Ferrer, o aumento na rentabilidade oferecido pelo Tesouro espanhol está dentro do previsível.
Para o economista, os juros estão em linha com o rendimento dos bônus a estes prazos no mercado secundário. A rentabilidade do bônus espanhol a dez anos permanecia quase inalterada em 5,8% após serem divulgados os resultados do leilão.
O leve aumento na rentabilidade do bônus alemão reduziu o custo adicional exigidos pelos investidores para a compra de dívida soberana espanhola até 422 pontos básicos a partir dos 425 da abertura. Esta foi a primeira emissão de dívida celebrada pela Espanha depois da agência de classificação de riscos Standard & Poor’s rebaixar a dívida soberana nacional na semana passada.
EFE eyp/cl
“Copyright Efe – Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência Efe.”
Fonte: R7


