20.5 C
Três Lagoas
domingo, 12 de abril, 2026

Por lei, agora 11 de outubro é ‘Dia da Criação’ de MS

Segundo o Governo, a mudança busca ‘reforçar a identidade’ de Mato Grosso do Sul.

17/10/2019 16h57
Por: Mirela Coelho com informações do Correio do Estado

(MATO GROSSO DO SUL) – O dia 11 de outubro ganhou nova denominação nos calendários sul-mato-grossenses a partir desta quinta-feira (17). Isso porque o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) sancionou, através do Diário Oficial, a mudança oficial do nome da data de nascimeento do Estado para ‘Dia da Criação.’ Ou seja, acabou a divisão de Mato Grosso do Sul.

Segundo o texto da nova lei, a intenção é “valorizar o próprio Estado e colaborar com a construção e consolidação de uma identidade própria.”

A proposta da nova legislação foi feita pelo deputado João Henrique Catan (PL), no início do mês. E o objetivo é adequar o anexo da Lei n° 3.945 de 04 de agosto de 2010, que institui o calendário oficial de eventos no Estado à Lei n° 10 de 29 de outubro de 1979, que declarou feriado o dia 11 de outubro, data consagrada à criação do Estado de Mato Grosso do Sul.

De acordo com o parlamentar, reforçar a identidade se torna necssário, visto que passados 42 anos, ainda é normal que turistas de outros estados se refiram apenas como “Mato Grosso” e acabam sendo corrigidos pelo já tradicional “do Sul”.

“Quem foi dividido foi o Mato Grosso. Mato Grosso do Sul foi é criado em 1979”, disse o deputado, na ocasião em que apresentou o projeto.

“Fizemos o projeto para resgatar o civismo, a história de Mato Grosso do Sul nas escolas. Muitos alunos são sabem quem foi Guia Lopes, que originou o nome do município de Guia Lopes da Laguna, entre outras particularidades do Estado”, completou Catan.

Da redação com informações do Correio do Estado

Foto: Chico Ribeiro

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Domingo será de calor, mas com alerta para tempestades em Três Lagoas

Previsão indica máxima de 33°C e risco de chuva forte com raios e ventos intensos

Três Lagoas realiza mais de 100 atendimentos em ação da Semana Nacional da Saúde

Iniciativa no Fórum da Comarca ofereceu vacinação, testes rápidos e orientações à população

Homem tenta matar companheira, invade casa com bebê e acaba preso no Jardim Guaporé

Suspeito ameaçou vítima de morte, tentou fugir por área de mata e foi capturado após invadir residência