36.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 6 de março, 2026

Enem: terminam hoje inscrições para privados de liberdade

É também o último dia para que os participantes solicitem atendimento especializado. As provas serão aplicadas em 10 e 11 de dezembro.

04/10/2019 12h47
Por: Mirela Coelho

(BRASIL) – Termina hoje (4) o prazo para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens sob Medida Socioeducativa (Enem PPL). É também o último dia para que os participantes solicitem atendimento especializado. As provas serão aplicadas em 10 e 11 de dezembro.

As inscrições são feitas pelo responsável pedagógico de cada unidade prisional ou socioeducativa. Além de realizar e acompanhar as inscrições, caberá a ele determinar a sala de provas dos participantes, transferir participantes entre as unidades, quando necessário, dentro do prazo previsto, e excluir participantes que tiverem sua liberdade decretada.

Participantes

Nesta edição, além do público com baixa visão, que já era atendido pelo Enem PPL, o exame também atenderá pessoas com cegueira, visão monocular, surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia, deficiência física, deficiência auditiva, surdez e deficiência intelectual.

Os participantes do Enem PPL que já concluíram ou concluirão o ensino médio no ano letivo de 2019 poderão utilizar o desempenho no exame como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso à educação superior. Os resultados dos demais servirão apenas para autoavaliação de conhecimentos.

O responsável vai acessar os resultados obtidos pelos participantes e pleitear a participação deles no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e em outros programas de acesso à educação superior, se for o caso. Além disso, deverá divulgar as informações sobre o exame aos participantes.

Provas

No Enem PPL os estudantes fazem prova de redação e quatro provas objetivas com 45 questões de múltipla escolha. No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias. No segundo dia, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e matemática.

No ano passado, o Enem PPL teve mais de 41 mil inscrições e foi aplicado em mais de 1,4 mil unidades em todos os estados brasileiros.

Da redação com informações da Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Operação Approximatus cumpre mandados e resulta em prisão por tráfico em Três Lagoas

Ação conjunta das polícias militar e civil mobilizou 42 policiais, apreendeu pistola 9mm, cerca de R$ 10 mil e materiais utilizados no preparo de drogas

Primeira-dama Kelly Abonízio destaca força feminina e ações sociais em Três Lagoas

Em entrevista à 96 Caçula, falou sobre o papel da mulher na sociedade, seu apoio à gestão de seu marido, o prefeito Cassiano Maia e as iniciativas voltadas às famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade na cidade

Programa reestrutura: Prefeitura de Três Lagoas moderniza unidades de saúde da família

A Prefeitura de Três Lagoas por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) segue avançando com o Programa reestrutura, iniciativa que visa modernizar e...