21.7 C
Três Lagoas
sábado, 15 de novembro, 2025

Escolas de Três Lagoas participam de etapa estadual da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa

Vinte e duas escolas de Três Lagoas (sendo 11 municipais e 11 estaduais) participarão de 26 de setembro a 11 de outubro da etapa estadual da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa

24/09/2019 14h48
Por: Mirela Coelho

TRÊS LAGOAS (MS) – Vinte e duas escolas de Três Lagoas (sendo 11 municipais e 11 estaduais) participarão de 26 de setembro a 11 de outubro da etapa estadual da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa – concurso de produção de textos para alunos das escolas públicas de todo país.

Com o tema “O lugar onde vivo”, cinquenta e dois professores da Rede Estadual e Municipal de Ensino trabalharam com os alunos, em salas de aula, poemas, memórias literárias, crônicas, documentário e artigo de opinião, os quais foram selecionados pela Comissão Avaliadora de Três Lagoas/MS.

Para Fernando Pontin, do Departamento de Gestão Educacional, do Núcleo de Educação Fundamental, “a Olimpíada de Língua Portuguesa é importantíssima no incentivo à leitura e à escrita, propiciando aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania”, disse.

PROJETO

O projeto aborda metodologias com conteúdos curriculares previstos no ensino da Língua Portuguesa, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tendo em vista a produção de diferentes gêneros textuais, o projeto é uma iniciativa do Ministério da Educação, da Fundação Itaú Social e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Duas Escolas Municipais de Três Lagoas participarão da etapa: “Parque São Carlos”, com o poema da aluna Anna Cristiny Ananias Castro, sob a orientação da professora Sylvia Regina Mitsue Nakamura e “Antônio Camargo Garcia”, com dois projetos, o da aluna Juliana Cardoso de Menão e do aluno Fernando Geraldo dos Santos, todos sob a orientação do professor Márcio Ricardo Feltrin.

Em nome da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), a Diretora Educacional e Pedagógica, Angela Brito e a Comissão Julgadora Municipal, composta pelos técnicos Fernando Pontin, Karen Cristina Carvalho, Patrícia Despato e Geni Rosa agradecem e parabenizam a participação.

“Cumprimentamos todas as escolas, professores e alunos participantes entendendo que considerar o trabalho na perspectiva dos gêneros textuais é possibilitar caminho para diversas situações de comunicação e, ainda, favorecer a inserção efetiva do aluno no mundo da leitura e da escrita contribuindo, assim, para o exercício da cidadania”, finalizou Fernando.

Da redação com informações da assessoria da Prefeitura de Três Lagoas

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

COP 30: Arauco debate desafios de comunicar a sustentabilidade

Precisão, coragem e responsabilidade são fundamentais para todos os públicos, destaca executivo da companhia.

CRECI-MS anuncia abertura de processo disciplinar e reforça repúdio a qualquer forma de assédio

Corretor de imóveis de Três Lagoas é acusado de injúria e agressão contra jovem de 25 anos, onde Conselho aguarda acesso ao boletim para dar início às medidas internas.

Pioneira de Três Lagoas: Rádio Caçula completa 70 anos de história e tradição

Emissora fundada em 1954 celebra sete décadas como referência da comunicação e da cultura popular em Três Lagoas